segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Por que o secretário Fernando do Ypiranga não dá mais uma boa notícia ao povo de Santa Inês?

Se quisesse, o secretário poderia dar mais uma boa notícia para população. Poderia ter aproveitado a oportunidade para dizer que as faturas da Cemar, teriam desconto de 40 por cento no valor da taxa de iluminação pública. Afinal, nos últimos 4 anos, ele personalizou de forma heroica a resistência ao aumento da taxa de iluminação pública. Neto Hadad 

- Síndrome do cachorro que corre atrás de carro para morder pneu -

Por *Neto Hadad 

Outro dia, aqui mesmo nesse espaço, tentando esclarecer o caso dos bloqueios de recursos na conta da Prefeitura Municipal, fui surpreendido por um comentário da prefeita Vianey Bringel que, com outras palavras, me acusava de só falar as meias verdades que me interessavam. 


Como resposta, convidei a prefeita para que então falássemos verdades inteiras e pedi para que ela começasse falando da origem dos débitos do INSS. Sabendo que a maior parte deles foi gerada em administrações antigas e esta versão que não interessa pra ela, fiquei sem resposta. 

Este, no entanto, é um assunto vencido. Desde o inicio, a verdade é que o INSS cobra indiscriminadamente das prefeituras divida atuais, mas também dívidas antigas difíceis até de conferir.

Entretanto, voltei ao assunto das meias verdades porque vi, em edição recente do jornal “Agora Santa Inês”, o anúncio feito pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo do município, empresário Fernando Antônio, que o departamento de tributos da prefeitura está cobrando IPTU com base nos valores de 2015, desconsiderando aumento proposto pela Lei Municipal 127/2015. 

Tudo por conta de uma liminar concedida pelo desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, numa ação proposta pela Associação Comercial. Parece obvio que o anúncio tem o proposito de dizer: fiquem sossegados, os valores estão corretos. Corra, pague seu imposto que a administração municipal está precisando.

Se quisesse, o secretário poderia dar mais uma boa notícia para população. Poderia ter aproveitado a oportunidade para dizer que as faturas da Cemar, teriam desconto de 40 por cento no valor da taxa de iluminação pública. Afinal, nos últimos 4 anos, ele personalizou de forma heroica a resistência ao aumento da taxa de iluminação pública. 

Só ele pode dizer exatamente porque não fez. Em minha opinião se limitou a falar do IPTU porque esta é uma conquista, que embora temporária, está materializada e a Prefeitura não tem como fazer o contrário. Cobra sem o aumento até que a liminar seja derrubada e isso será feito pela própria procuradoria do município. 

Com relação à iluminação pública, com todo respeito que o secretario merece, nesse caso ele está como o cachorro que corre atrás do carro para morder o pneu e não sabe o que fazer quando o carro para repentinamente. Lutou para impedir o aumento da taxa, mas antes de deixar o governo o ex-prefeito preparou uma pegadinha que o deixou sem ter o que fazer. 

Encaminhou para Câmara Municipal Projeto de Lei 23/2016 reduzindo a taxa de iluminação pública em 40 por cento. A lei foi sancionada em 25/11/2016 e está valendo desde janeiro deste ano. A prefeitura, no entanto, ignora e cobra como se nada estivesse acontecendo. 

Se estivéssemos falando de verdades inteiras caberia agora ao secretário informar e lutar para fazer valer o desconto pelo qual tanto brigou.

 *jornalista e ex-secretário municipal de Governo e Articulação Politica em Santa Inês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa