Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

quinta-feira, 16 de março de 2017

Hildo Rocha reivindica benefícios do Ministério da Cultura para o Maranhão



O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) entregou ao Ministro da Cultura uma lista de reivindicações em favor da cultura maranhense. O documento foi entregue durante audiência que o parlamentar teve com o ministro Roberto Freire. Rocha solicitou recursos para a manutenção do Museu da Memória Audiovisual do Maranhão; apoio para Centros de Cultura; para os festejos juninos e acervo para os Faróis da Educação.


“Precisamos implantar Centros de Cultura nas grandes e médias cidades maranhenses. Solicitei também apoio para o nosso São João, que é uma das principais festividades culturais do nosso Estado”, disse o parlamentar.

Bibliotecas públicas

Rocha ressaltou que em conversa com Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras, recebeu sugestões para que solicitasse livros e equipamentos para as bibliotecas públicas do Estado. “Muitas bibliotecas estão abandonadas necessitando, assim, de apoio para que possam ser reestruturadas”, destacou o parlamentar.

Farol da Educação

Hildo Rocha disse que, em boa parte dos municípios, os Faróis da Educação estão fechados, abandonados sem nenhum aproveitamento. “Os Faróis da Educação fazem parte de um projeto cultural implantado durante o governo de Roseana Sarney por meio do qual foram construídas 117 bibliotecas públicas em forma de farol com dez metros de altura e área construída de 88 metros quadrados. Cada unidade tem varanda no cimo na base o espaço que abrigava o acervo de aproximadamente cinco mil livros. Mas, Infelizmente o governo atual abandonou o projeto”, lamentou o deputado.

De acordo com o parlamentar, quando estavam em pleno funcionamento, as equipes de servidores que atendiam os estudantes nos Faróis eram compostas por bibliotecários; pedagogos; técnicos em bibliotecas e professores que, em parceria com as comunidades do entorno dos Faróis, desenvolvem atividades culturais como palestras e leituras de histórias para crianças, entre outras atividades recreativas e pedagógicas. O primeiro Farol da Educação foi inaugurado em julho de 1997, bairro Maiobão, na cidade de Paço do Lumiar.

Recursos em caixa

O deputado estacou ainda que a ex-governadora Roseana Sarney deixou recursos em caixa para fazer a reforma e o reaparelhamento de unidades do Farol. “O abandono dos Faróis da Educação é mais um exemplo da incompetência e da irresponsabilidade do governador Flávio Dino”, afirmou Hildo Rocha.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

Clinica Santo André

Clinica Santo André