sexta-feira, 7 de abril de 2017

Fapema lança plano de trabalho para 2017





Com o tema “Energia, Vida e Criatividade: Novos olhares para a Ciência no Maranhão” a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), realiza no dia 11 de abril, às 16h, no Auditório do Palácio Henrique de La Roque, o lançamento do plano de trabalho que irá nortear as ações da fundação para o ano de 2017.

O Plano se fundamenta em quatro linhas de ação (Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência) e em programas que são operados por meio de editais, estruturados de acordo com os interesses estratégicos do estado do Maranhão.

“Com este plano de trabalho, nós pretendemos chamar a atenção para grandes investimentos que serão feitos pelo Governo do Estado no fomento às pesquisas em torno das energias oceânicas e fluviais, da biotecnologia para a produção de medicamentos e cosméticos tendo como base nossos recursos naturais e a economia criativa focada na produção das nossas propriedades materiais e imateriais produzidas pela academia”, explicou o diretor-presidente da Fapema, Alex Oliveira.

A Fapema reafirma o exercício da ciência e da tecnologia a serviço da transformação social em todo o Maranhão. Neste plano, a fundação quer mostrar o quanto tem interiorizado suas ações, saindo de uma situação de completa concentração em São Luís, para investir em novos polos, como Imperatriz, Caxias, Chapadinha, Bacabal e outros municípios.

De acordo com Alex Oliveira, “nos dois últimos anos, uma nova política de formação de recursos humanos para a pesquisa foi formada por meio de bolsas de estudo”. Duas vertentes merecem destaque: o aumento continuado do investimento das bolsas de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado e uma ampliação consequente das modalidades de iniciação científica nas universidades e no ensino médio e técnico, com destaque para o projeto Geração Ciência.

“Houve um crescimento no investimento em pós-graduação através das bolsas. Tivemos a criação do Mestrado em Engenharia Aeroespacial, onde estão sendo formados 16 engenheiros numa parceria da UEMA com o ITA, com o objetivo de ligar os investimentos no Centro de Lançamento de Alcântara com as demandas do Maranhão. Além da criação do doutorado interinstitucional em Filosofia, na UFMA, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro”, destacou Oliveira.

Toda a política de bolsas da Fapema vem acompanhada de uma prática de transparência pública marcada pela divulgação mensal da lista de beneficiados, com modalidade, valores e instituição de pertencimento. Esta ação permite um maior controle público da fundação, das instituições de ciência e tecnologia e dos próprios programas de pós-graduação.

Para a ampliação dos trabalhos da fundação também foram feitos investimentos em internacionalização. “A Fapema tem investido em pesquisadores maranhenses que trabalham desenvolvendo estágios internacionais, doutorados e pós-doutorados em 15 países”, informou.

Em 2017, a Fapema criou novas estratégias que tornam a articulação com as diversas áreas de atuação do Governo do Maranhão ainda mais forte. Hoje, a fundação atua conjuntamente com diversas secretarias, sempre como ferramenta indispensável de fomento das ações de ciência tecnologia e inovação. Fazem parte direta destas iniciativas: SECTI, SEDUC, SECTUR, SEGOV, SEEJUV, SETRES e SEINC.

Serviço

Evento: Lançamento do Plano de Trabalho da Fapema para o ano de 2017

Data: 11 de abril de 2017

Horário: 16h

Local: Palácio Henrique de La Rocque

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque - Jardim Renascenca.

Cidade: São Luís (MA)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André