quarta-feira, 17 de maio de 2017

Senador Roberto Rocha mobiliza a sociedade para a recuperação dos rios maranhenses



Realizado com muito sucesso no mês de março, em São Luís, o seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes” ainda vai ocorrer em mais cinco municípios ao longo deste ano. 

O Instituto Cidade Solidária e o senador Roberto Rocha (PSB) realizarão no próximo dia 26 de maio, no município de Pedreiras (MA), a segunda edição do Seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, que tem como proposta promover a reflexão e a troca de experiências entre gestores públicos, estudantes e profissionais de diversas áreas para fomentar iniciativas para a recuperação das bacias hidrográficas do estado. O evento vai ocorrer no auditório da Faculdade de Educação São Francisco- FAESF, a partir das 08:00h. 

Realizado com muito sucesso no mês de março, em São Luís, o seminário ainda vai ocorrer em mais cinco municípios ao longo deste ano. Ele foi idealizado pelo senador Roberto Rocha, que desde o início do seu mandato no Senado Federal, vem tratando com prioridade os graves problemas de assoreamento dos rios maranhenses. Em 2015, o senador entregou ao secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Vieira, um relatório com informações e fotos enviadas ao e-mail do seu gabinete, mostrando a situação dos principais rios do Maranhão, e solicitou prioridade para a liberação de recursos no Orçamento da União destinados ao projeto de revitalização tanto dos rios, como de suas nascentes. 

A proposta dos seminários em várias regiões do estado para tratar sobre a recuperação dos rios maranhenses foi apresentada, também, ao presidente da República, Michel Temer (PMDB), com quem Roberto Rocha se encontrou, em 2016, para tratar sobre o tema, visando inserir na agenda pública o debate urgentíssimo de revitalização dos cursos d´água do Maranhão. 

A preocupação do senador com a recuperação dos rios vai além da mobilização. 

O parlamentar já destinou R$ 9 milhões à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- Codevasf - no Orçamento da União de 2016, por meio de emenda de bancada e mais R$ 2,5 milhões de emenda individual para iniciar o processo de revitalização das bacias hidrográficas maranhenses. Uma parte desse recurso foi destinada à aquisição de máquinas e equipamentos para a realização de estudos para o desassoreamento dos rios. 

“Estamos buscando recursos junto ao governo federal para revitalizar os nossos cursos d`água, os nossos rios, afluentes, as nossas nascentes, pois a coisa mais importante que temos no Maranhão são os maranhenses, e, depois disso, são as nossas águas”, ressaltou o senador. 

O seminário que ocorrerá no próximo dia 26, em Pedreiras, contará com a presença do diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas- DNOCS - Angelo Guerra, que, a convite do senador, irá visitar a Barragem do Rio Flores, afluente do Rio Mearim. Essa barragem, segundo laudo apresentado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA) encontra-se em situação de “dano potencial elevado”, demandando a adoção de medidas de urgência para a sua recuperação. Com a visita, Roberto Rocha pretende sensibilizar o DNOCS no sentido de atuar na Barragem do Flores. 

Inscrições 

Para participar do seminário, basta se inscrever pelos contatos: inscricoes@cidadesolidaria.org, ou pelo telefone (98) 9-9221-1261. Quem mora em Pedreiras, Trizidela do Vale ou cidades vizinhas, também pode se inscrever na sede da Associação Comercial Industrial e do Agronegócio de Trizidela do Vale, localizada na Rua Santo Antônio, 157, Trizidela do Vale. A entrada é apenas um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições beneficentes. 

Após o seminário de Pedreiras, o próximo está previsto para acontecer em Caxias e demais municípios banhados pelo rio Itapecuru.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

Clinica Santo André

Clinica Santo André