quarta-feira, 17 de maio de 2017

Senador Roberto Rocha mobiliza a sociedade para a recuperação dos rios maranhenses



Realizado com muito sucesso no mês de março, em São Luís, o seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes” ainda vai ocorrer em mais cinco municípios ao longo deste ano. 

O Instituto Cidade Solidária e o senador Roberto Rocha (PSB) realizarão no próximo dia 26 de maio, no município de Pedreiras (MA), a segunda edição do Seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, que tem como proposta promover a reflexão e a troca de experiências entre gestores públicos, estudantes e profissionais de diversas áreas para fomentar iniciativas para a recuperação das bacias hidrográficas do estado. O evento vai ocorrer no auditório da Faculdade de Educação São Francisco- FAESF, a partir das 08:00h. 

Realizado com muito sucesso no mês de março, em São Luís, o seminário ainda vai ocorrer em mais cinco municípios ao longo deste ano. Ele foi idealizado pelo senador Roberto Rocha, que desde o início do seu mandato no Senado Federal, vem tratando com prioridade os graves problemas de assoreamento dos rios maranhenses. Em 2015, o senador entregou ao secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Vieira, um relatório com informações e fotos enviadas ao e-mail do seu gabinete, mostrando a situação dos principais rios do Maranhão, e solicitou prioridade para a liberação de recursos no Orçamento da União destinados ao projeto de revitalização tanto dos rios, como de suas nascentes. 

A proposta dos seminários em várias regiões do estado para tratar sobre a recuperação dos rios maranhenses foi apresentada, também, ao presidente da República, Michel Temer (PMDB), com quem Roberto Rocha se encontrou, em 2016, para tratar sobre o tema, visando inserir na agenda pública o debate urgentíssimo de revitalização dos cursos d´água do Maranhão. 

A preocupação do senador com a recuperação dos rios vai além da mobilização. 

O parlamentar já destinou R$ 9 milhões à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba- Codevasf - no Orçamento da União de 2016, por meio de emenda de bancada e mais R$ 2,5 milhões de emenda individual para iniciar o processo de revitalização das bacias hidrográficas maranhenses. Uma parte desse recurso foi destinada à aquisição de máquinas e equipamentos para a realização de estudos para o desassoreamento dos rios. 

“Estamos buscando recursos junto ao governo federal para revitalizar os nossos cursos d`água, os nossos rios, afluentes, as nossas nascentes, pois a coisa mais importante que temos no Maranhão são os maranhenses, e, depois disso, são as nossas águas”, ressaltou o senador. 

O seminário que ocorrerá no próximo dia 26, em Pedreiras, contará com a presença do diretor geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas- DNOCS - Angelo Guerra, que, a convite do senador, irá visitar a Barragem do Rio Flores, afluente do Rio Mearim. Essa barragem, segundo laudo apresentado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA) encontra-se em situação de “dano potencial elevado”, demandando a adoção de medidas de urgência para a sua recuperação. Com a visita, Roberto Rocha pretende sensibilizar o DNOCS no sentido de atuar na Barragem do Flores. 

Inscrições 

Para participar do seminário, basta se inscrever pelos contatos: inscricoes@cidadesolidaria.org, ou pelo telefone (98) 9-9221-1261. Quem mora em Pedreiras, Trizidela do Vale ou cidades vizinhas, também pode se inscrever na sede da Associação Comercial Industrial e do Agronegócio de Trizidela do Vale, localizada na Rua Santo Antônio, 157, Trizidela do Vale. A entrada é apenas um quilo de alimento não perecível, que será doado para instituições beneficentes. 

Após o seminário de Pedreiras, o próximo está previsto para acontecer em Caxias e demais municípios banhados pelo rio Itapecuru.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André