sexta-feira, 30 de junho de 2017

A valorização dos grupos folclóricos locais e regionais no Arraial de Miranda do Norte

Valorizar a cultura popular é fortalecer as raízes de um povo 

A partir da conclusão de que as tradições culturais de um povo são a sua identidade, o seu DNA, e aquilo que o diferencia dos demais. No período de 24 a 29 de junho o município de Miranda do Norte promoveu, apoiou e divulgou as manifestações populares fruto da  legítima expressão da cultura popular maranhense. 


O destaque do Arraial Municipal foi sem dúvida a apresentação dos grupos folclóricos locais e regionais, que durante os seis dias passaram pelo palco popular. Os aplausos dos milhares de espectadores que lotaram o espaço, além de confirmar a excelente qualidade dos grupos, também serviram como parâmetro para referendar a aprovação do povo ao evento, e confirmar o sucesso da iniciativa. 


Para o prefeito Eduardo Belfort, que realiza o primeiro festejo junino de sua administração, o ápice das festividades juninas promovidas pelo município tem que ser as manifestações populares, com destaque para os grupos folclóricos locais e regionais. "A nossa administração tem como meta valorizar a cultura popular, nosso objetivo é contribuir para o fortalecimento de nossas raízes, precisamos ter orgulho de nossa história"  Enfatizou o prefeito.


É importante pontuar o papel decisivo do secretário municipal de cultura, Marcos Ronilson, para o sucesso do Arraial do Município. Professor e historiador, Ronilson que também é presidente do Coletivo Cultural Boi da Juventude, - instituição responsável pelo grupo Boi da Juventude de Miranda do Norte, que completou DEZ anos em 2017 - é defensor  e militante intransigente da cultura popular maranhense. VEJA AQUI  e AQUI.



Merece destaque as importantes ações educativas desenvolvidas através das 
secretarias municipais de saúde e da mulher no Arraial do Município. A Barraca da Saúde funcionou durante os seis dias de festejo. VEJA AQUI





   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa