O papel estratégico de Hildo Rocha na busca da melhoria de qualidade de vida dos pacientes com câncer


- Foto: Rodrigo Nunes/MS -



"Em poucos dias o Maranhão passará a ter quatro aparelhos de radioterapia: dois do Aldenora Belo e dois doados pelo Ministério da Saúde. Isso ajudará a diminuir a fila de pacientes que esperam por tratamento”, comemorou Hildo Rocha.



Em pronunciamento na comissão geral que debateu as políticas públicas de combate ao câncer, o deputado federal Hildo Rocha comemorou a doação de dois aceleradores nucleares, aparelhos utilizados no tratamento do câncer, que serão doados pelo governo federal para a rede pública estadual de saúde.

O parlamentar disse que a conquista dos dois aparelhos significa um avanço considerável. “Atualmente existe apenas um aparelho de radioterapia em São Luis, que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), instalado no Hospital Aldenora Belo. Mas, a instituição já tem recursos assegurados, por meio de emenda parlamentar do deputado João Castelo (o parlamentar faleceu em dezembro do ano passado), para a compra de outra unidade. Assim, em poucos dias o Maranhão passará a ter quatro aparelhos de radioterapia: dois do Aldenora Belo e dois doados pelo Ministério da Saúde. Isso ajudará a diminuir a fila de pacientes que esperam por tratamento”, comemorou Hildo Rocha.

Descentralização dos atendimentos

O deputado disse que ainda não é o ideal, mas salientou que é uma conquista valiosa. Rocha sugeriu que as duas novas unidades sejam instalados em outras cidades. “Seria uma forma de descentralizar o tratamento com radioterapia que hoje é feito apenas no Hospital Aldenora Belo, em São Luis”, justificou.

Imperatriz


Hildo Rocha lembrou que Imperatriz só passou a receber recursos para oncologia graças ao trabalho que ele realizou por ocasião da votação do orçamento de 2016. “Conseguimos aumentar, em R$ 80 milhões, o teto financeiro do Maranhão para Média e Alta Complexidade (MAC). Por meio dessa ação proporcionamos à cidade de Imperatriz condições de fazer atendimentos oncológicos”, explicou.

Indicadores


Rocha lamentou a diminuição dos indicadores referentes aos diagnósticos do Câncer, no âmbito nacional. “Fiquei preocupado com o gráfico que foi apresentado pelo ministro da Saúde. Comparando-se dados de 2015 e 2016 constatou-se que, em todo o território nacional, houve diminuição de exames preventivos de câncer de colo do útero (Papanicolau)”, lastimou.

Porém, o parlamentar destacou um dado positivo que, segundo ele, mostra que as ações de tratamento estão acontecendo em maior número e com maior rapidez. “Se por um lado a prevenção, que é o trabalho principal de combate ao câncer, não está sendo feito conforme seria o ideal houve aumento de tratamento com radioterapia. Isso é bom porque se a radioterapia está aumentando significa dizer que as terapias estão acontecendo com maior rapidez”, destacou Rocha.

Colposcópio


O deputado frisou ainda que tem contribuído para melhorar a prevenção do câncer. “Por meio de emendas de minha autoria, conseguimos adquirir Colposcópios para prefeituras maranhenses. Quando exerci o cargo de prefeito de Cantanhede, tive vontade de adquirir pelo menos um aparelho para o município. Mas. Infelizmente não foi possível. Hoje, graças a emendas parlamentares de minha autoria Cantanhede e inúmeros municípios maranhenses foram contemplados com esse importante equipamento que é utilizado nos exames preventivos de câncer de colo de útero”, afirmou Hildo Rocha.

https://youtu.be/M94TxbhQS6Q

Comentários