terça-feira, 15 de agosto de 2017

Câmara dos Deputados homenageia Fundação Antonio Dino


 Sessão Solene pelos 40 anos da Fundação foi iniciativa do deputado Hildo Rocha

“A Fundação Antonio Dino mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, único Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Maranhão, responsável por realizar mais de 56 mil consultas, quase 900 cirurgias, 30 mil quimioterapias e seis mil radioterapias por ano”, enfatizou Hildo Rocha.

Por iniciativa do deputado Hildo Rocha (PMDB/MA), a Câmara dos deputados realizou nesta segunda-feira (14), Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da Fundação Antonio Dino, instituição mantenedora do Hospital Aldenora Belo. “Criada com o objetivo de manter o Hospital do Câncer Aldenora Bello, a Fundação Antônio Dino vem cumprindo, nestes 40 anos de existência, sua missão de aliviar o sofrimento dos portadores da doença, especialmente dos mais carentes. Desse modo, a Fundação dá continuidade ao nobre trabalho desenvolvido por seu patrono, o médico, professor e político maranhense Antônio Jorge Dino. Portanto, esta homenagem também constitui uma manifestação de respeito à sua memória e ao seu exemplo de vida”, destacou Hildo Rocha.

A instituição foi representada pelos diretores Antonio Dino Tavares (vice-presidente) e Rui Lopes Freiras (diretor financeiro). O ato foi prestigiado pelos deputados federais Cleber Verde (PRB/MA); Mauro Pereira (PMDB/RS). O deputado estadual Léo Cunha também prestigiou o evento.

Serviços relevantes




O deputado ressaltou a Fundação executa um trabalho solidário de máxima relevância para os maranhenses e citou estatísticas que confirmam a importância dos serviços prestados pela instituição. “Conforme o propósito original, a Fundação Antonio Dino mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello, único Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Estado, responsável por realizar mais de 56 mil consultas, quase 900 cirurgias, 30 mil quimioterapias e seis mil radioterapias por ano”, enfatizou Hildo Rocha.

Dedicação


O parlamentar destacou a dedicação da presidente da instituição, D. Enide Dino, pioneira no trabalho de combate ao Câncer, no Maranhão. “Com 90 anos de idade, dos quais mais de 70 dedicados à nobre causa do combate ao câncer, no âmbito do Estado do Maranhão, D. Enide é merecedora do nosso respeito, da nossa admiração. Por isso, hoje realizamos tão significativa homenagem a ela extensiva a todos os envolvidos com o trabalho desenvolvido pela Fundação nestes 40 anos de existência”, declarou Hildo Rocha.

Além do Hospital, a Fundação presidida por D. Enide Dino ocupa-se da manutenção do Centro de Ensino e Pesquisa, que coordena cursos, congressos e trabalhos científicos no campo da medicina oncológica; do Centro de Prevenção e Diagnóstico, que promove campanhas e ações de mobilização da comunidade; o Núcleo de Voluntários, que congrega pessoas dispostas a trabalhar em benefício dos pacientes; Casas de Apoio, que hospedam, alimentam, transportam e apoiam pessoas carentes vindas do interior para se tratar no Hospital Aldenora Bello e unidades, destinadas a arrecadar fundos para a manutenção das atividades realizadas pela instituição.

Contribuição

Hildo Rocha lembrou que destinou emenda parlamentar, de sua autoria, por meio da qual o Hospital Aldenora Belo adquiriu três Focos Cirúrgicos de Teto com Câmera, de ultima geração. “Esses equipamentos são importantíssimos, pois servem para facilitar os trabalhos dos médicos durante as cirurgias”, destacou o parlamentar.

Ações preventivas

De acordo com o parlamentar, mais da metade dos novos casos de câncer de pacientes residentes no Estado são diagnosticados nos atendimentos realizados pelo Hospital Aldenora Belo. “Isso se torna relevante porque o diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de vencer e tratar o câncer”, destacou Hildo Rocha.

Antonio Dino

Natural de Cururupu (MA), Antonio Dino ingressou na política, exercendo as funções de Deputado Estadual, Deputado Federal e Vice-Governador. Chegou a substituir o então Governador José Sarney no governo do Estado, por quase um ano, e, ao fim desse período, retomou a vocação maior, passando a se dedicar integralmente à medicina e ao ensino.

Foi professor titular da cadeira de Cirurgia da Universidade Federal do Maranhão e membro da Academia Maranhense de Medicina. Desde 1965, quando assumiu a presidência da Liga Maranhense de Combate ao Câncer, até sua morte em 1976, empenhou-se na luta contra essa terrível doença. No mesmo ano da sua morte, para dar continuidade ao seu legado, D. Enide Dino (viúva) criou a Fundação Antônio Dino.
https://youtu.be/wO8KBjQboWA



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André