sábado, 26 de agosto de 2017

Grajaú recebe com entusiasmo IV seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes



Centenas de pessoas do município de Grajaú e regiões vizinhas se reuniram na manhã da última sexta-feira (25), no auditório do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para prestigiar mais uma edição do seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, cuja proposta é discutir e apresentar estratégias para a recuperação das bacias hidrográficas do estado.


O evento, que já está em sua 4ª edição, integra o programa SOS Águas do Maranhão, idealizado pelo senador Roberto Rocha (PSB) e o Instituto Cidade Solidária, com co-realização do MEA- Movimento Ensinando e Aprendendo. O seminário conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), da Caixa Econômica Federal (CX) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

A mesa foi composta pelo senador Roberto Rocha; pelo prefeito de Grajaú, Mercial Arruda; Liviomar Macatrão, coordenador do seminário; o presidente da Câmara Municipal de Grajaú, Arthur Carvalho Neto; Márcio Coutinho, presidente do PRTB no Maranhão; Sebastião Madeira, ex-prefeito de Imperatriz; Marco Aurélio Diniz, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf; Lenilce Arruda, primeira dama e ex-prefeita de Grajaú; Francisco Ribeiro, chefe do setor de Recursos Hídricos do DNOCS; Jones Braga, superintendente da 8ª Regional da Codevasf; João Gonçalves de Lima Filho, prefeito de Itaipava do Grajaú e Leandro Gonçalves Passarinho, prefeito de Fortaleza dos Nogueiras.

Entre os palestrantes que conduziram as atividades técnicas estavam o analista da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Emanuell Florêncio, que explicou sobre o “Planejamento da Codevasf para a Bacia Hidrográfica do Mearim”. O professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Antonio Lopes do Bonfim Neto, durante a sua palestra, apresentou ao público presente a importância da Bacia do Mearim, bem como as propostas para a sua revitalização.

Em seu pronunciamento, o senador Roberto Rocha apresentou algumas ações do seu mandato que visam a recuperação das bacias hidrográficas. A boa nova para o município anunciada pelo senador foi o projeto de construção da barragem do Rio Grajaú, que está em fase de elaboração. “O município já está fazendo os levantamentos necessários para que possamos construir a barragem que, além da preservação do rio, vai ser, também, fator de desenvolvimento econômico para Grajaú e toda a região”, disse Roberto Rocha, ressaltando ainda que fez questão de levar o analista de Recursos Hídricos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOSC), Francisco Ribeiro, para conhecer pessoalmente o local onde será construída a barragem.

A construção da barragem foi bastante comemorada pelo prefeito de Grajaú Mercial Arruda (PMDB). Em seu pronunciamento, ele agradeceu o esforço que o senador Roberto Rocha está fazendo ao viabilizar esse importante feito que, segundo ele, “é a mais importante obra que o município de Grajaú necessita”.

Durante o seminário, o senador Roberto Rocha fez a entrega da chave de um veículo ao superintendente da oitava regional da Codevasf, Jones Braga. O veículo é oriundo de emenda parlamentar do mandato do senador, e servirá para monitoramento das nascentes dos rios.

Apresentações culturais

O evento seguiu durante toda a manhã com várias apresentações da cultura local. Na oportunidade, o artista,Batista do Portão, cantou "Rio a riacho - o leito virou braço", enquanto Luís Carlos recitou o poema "Grajaú da gente" e a canção "Vareiros de Grajaú".

Bastante prestigiado por alunos das escolas públicas do município, o evento teve ainda a apresentação de estudantes do colégio “Dimas Simas Lima”, que fizeram um ensaio sobre maneiras de como salvar os rios da região. “O rio Grajaú está muito poluído, e esse seminário nos incentiva e nos mostra a importância de nos mobilizarmos para salvá-lo, pois é ele que nos ajuda nas necessidades básicas da nossa vida”, disse Edilane Macedo da Silva, 14 anos, aluna da escola municipal Paulo Ferraz de Sousa, em Grajaú.

Logo após o seminário, o senador Roberto Rocha e o coordenador do evento, Liviomar Macatrão, entregaram os alimentos arrecadados. As duas instituições beneficiadas foram o centro de Recuperação de Hanseníase e o Asilo do Idoso, ambos do município de Grajaú.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André