Justiça promove ações de cidadania para encarcerados e recuperandos em Itapecuru-Mirim

     
O município de Itapecuru-Mirim sediará dois eventos voltados para a promoção de ações de cidadania, saúde, educação e esporte de encarcerados e egressos do sistema prisional. As atividades referente a  “Semana do Recuperando” e a XVIII “Semana do Encarcerado”, ocorrem no período de 28 de agosto a 1º de setembro. 

A abertura da programação da Semana do Encarcerado será feita às 9h, na Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) de Itapecuru-Mirim. Na solenidade, será entregue a certificação de internos formados no Curso de Refrigeração (instalação e manutenção de ar-condicionado) e inauguradas três oficinas: “Semear”, “Alinhando Vidas” e “Ate em Gesso”. No dia 29, às 16h, oito casais de presos vão participar de cerimônia de casamento comunitário.

Já as atividades da Semana do Recuperando, 
 têm início às 14h, na sede da APAC, com pronunciamentos da juíza Mirella Cezar Freitas (titular da 2ª Vara), do promotor de Justiça e do presidente da APAC, seguida da palestra “Somos Todos Recuperandos”, com o defensor público Marcus Patrício Monteiro. À tarde, quatro casais com noivos internos vão se casar em cerimônia de casamento comunitário, às 16h.

Nos dois eventos, a programação seguirá ao longo de toda a semana, com atividades de integração diversificadas, com palestras sobre temas na área da segurança e do sistema penitenciário, metodologia de humanização da APAC, apresentações culturais e religiosas.

PARCERIAS - Os eventos estão sendo realizados com o apoio do Tribunal de Justiça do Maranhão e Corregedoria Geral da Justiça e em parceria com a Associação Comercial do Município, Prefeituras dos Municípios de Itapecuru Mirim, Cantanhede e Anajatuba; Ministério Público Estadual; Defensoria Pública; Ordem dos Advogados do Brasil; Núcleo de Estudos de Estado; Segurança Pública e Sociedade (UFMA) e Federação Brasileira das APACs (FBAC).




Comentários