segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Vitória do Mearim: obstetra Felipe Silva fala sobre o caso da morte de recém-nascido


Por: Abimael Costa

Médico íntegro, competente e experiente. Aos 78 anos de idade, dos quais, 41 deles dedicados a obstetrícia, o médico Felipe Silva tem um currículo invejável e uma conduta profissional e pessoal irrepreensível. Há mais de quatro décadas no exercício da medicina, o obstetra jamais foi alvo de qualquer denúncia ou processo no CRM - Conselho Regional de Medicina. 

Durante 38 anos Felipe Silva exerceu a obstétrica na Maternidade Benedito Leite em São Luís, já tendo passado por diversos municípios do interior do estado, como Bacabal, Vargem Grande, Pinheiro, Matinha, entre outros, sempre se pautando dentro do que determina o Código de Ética Médica. 

Há três anos, ou desde o ano de 2015, o obstetra integra com muito orgulho o quadro dos profissionais de saúde do município de Vitória do Mearim, exercendo a função de obstetra no Hospital Municipal Kalil Moisés da Silva, localizado no centro daquela cidade.

No último dia 07 de janeiro, domingo, o médico Felipe Silva estava de plantão no Kalil Moisés, quando por volta das 17h a paciente gestante M.S.F deu entrada naquela casa de saúde com suspeitas de está dores pré-parto. Avaliada pelo profissional de saúde Felipe Silva, foi orientada a retornar para casa, já que não havia dilatação, por volta das 23h, a paciente voltou ao hospital, sendo reexaminada por três vezes durante o intervalo de tempo de sua chegada ao hospital ate às 4h30 da manhã da segunda-feira (8), quando M.S.F foi diagnosticada com dilatação suficiente para a realização de parto normal. ENTENDA O CASO

Durante o procedimento, o médico-obstetra Felipe Silva identificou uma intercorrência de emergência obstétrica DO - DISTÓCIA DE OMBROS - ombro transversal, fato que implicava na necessidade de utilização de manobras obstétricas para desprendimento dos ombros do bebê. 

Por Tratar-se de intercorrência incomum e imprevisível que pode resultar um elevado risco de complicações maternas e neonatais, o experiente médico teve que tomar uma decisão rápida com objetivo de tentar salvar a vida da criança e da parturiente, para isso foi necessário realizar manobras obstétricas para tentar efetuar o desprendimento dos ombros do bebê.

Infelizmente, apesar de todo o profissionalismo, esforço e dedicação do obstetra, não foi possível reverter o caso, e a criança foi retirada sem vida às 5h da manhã de segunda-feira (8). Porém a ação rápida e eficiente do médico foi decisiva para salvar a vida da mãe. 

Ao final do procedimento houve um princípio de tumulto por parte de familiarizes da parturiente, por conta da morte da criança. Percebendo o clima tenso e a falta de segurança no local, o médico Felipe Silva foi aconselhado a deixar o hospital como forma de garantir a sua integridade física e moral. Mesmo contrariado, abatido e muito triste, o obstetra buscou abrigo em um local seguro e assim preservar sua vida.

Em entrevista a este jornalista, o médico Felipe Silva expressa todo seu pesar e solidariedade aos familiares da parturiente, afirma ter feito todos os procedimentos possíveis para salvar a vida da criança. 

Declara ainda que está com a consciência tranquila e a certeza de que, de sua parte não houver negligencia, imperícia ou erro médico no caso acima.

Coloca se a inteira disposição das autoridades competentes, bem como ao Conselho de Ética Medica, para prestar todos os esclarecimentos sobre o caso. Por acreditar na justiça, está certo de que todos os fatos serão devidamente esclarecidos e sua inocência assegurada nos fóruns competentes.

Lamenta e entende a dor da família com quem se solidariza, ciente de ter feito o seu melhor para salvar as vidas. 

Porém repudia e condena os atos de selvageria e intolerância que resultaram nas injustas e descabidas agressões ao secretário municipal de saúde, Thiago Martins, bem como as ameaças direcionadas a minha pessoa e aos meus familiares.

Secretário de Saúde de Vitória do Mearim é vitima de agressão física e verbal

Um comentário:

  1. A narrativa é ótima. Os fatos expostos por várias pessoas independente deste caso, já diz tudo sobre essa "invejável reputação profissional" desse médico. Nunca ouvi dizer que vários anos de experiência é sinônimo de exemplo profissional de reputação ilibada.

    ResponderExcluir

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa