sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

É da minha conta? os mais 50 milhões desviados dos cofres públicos fazem falta ao município de Cantanhede?



Reproduzimos interessante texto sobre a realidade enfrentada pela gestão Ruivo no município de Cantanhede diante de mais uma denúncia de desvios de recursos que supera os 20 milhões de reais. Somando as dividas deixadas com precatório de combustível, INSS e Previdência Municipal chega-se a astronômica quantia de quase 51 milhões. O articulista faz uma análise aprofundada, com base em um viés sociológico que perpassa o senso comum e a forma simplista de ver e fazer política. Recomendo a leitura, certamente você se surpreenderá.LEIA O ARTIGO AQUI   

Nesta quinta-feira (08), ficamos sabendo, por meio do site do MPMA, depois noticiado por diversos portais e pelas redes sociais, algo que viesse às claras, para sabermos o montante da dívida da prefeitura de Cantanhede com o Instituto de Previdência do Município e o salgado e dolorido rombo nos cofres públicos que chega aos 20 milhões de reais, mas precisamente R$ 20.002.214,00. 

Agora, no âmbito das dívidas com precatório de combustível, INSS e Previdência Municipal chega-se a astronômica quantia de mais 50 milhões, ou seja, R$ 50.707.966,68 (cinquenta milhões, setecentos e sete mil, novecentos e sessenta e seis reais e sessenta e oito centavos), um verdadeiro prêmio da Mega Sena. 

Dinheiro que se aplicado de forma pública, daria para comprar 80 ambulâncias, construir 50 escolas, 100 Unidades de Saúde, construir três pontes sobre o Rio Itapecuru, construir 100 casas populares, pagar uma folha de mil servidores nos próximos três anos ou distribuir 100 mil cestas básicas.

As vezes, a forma pacífica, não politizada, a falta de informação ou a vida ideologicamente visgada pelo fisiologismo, parecem não incomandar ninguém, nem mesmo o artífice de tanta irresponsabilidade, descaso e descrença no poder da punabilidade do cargo. 

O Brasil já não suporta mais tantas práticas de deslealdade com servidores, os pagadores de impostos e até mesmo aos que não sabem o que gira no mundo.

Hoje, os meios de comunicação, em especial as redes sociais ajudam a quebrar um pouco o caráter de cidadão comum e isolado do conhecimento dos fatos.

Bom seria se todos viessem a compreender que o bem público é público, que os gestores são somente ordenadores desse poder de delegação popular.

Mas a ideologia cega, muda parâmetros e aí, eu lembro de uma retórica musical que alfineta os calados ou amordaçados súditos: 

"Ah! Donde están los estudiantes?

Os rapazes latino-americanos?

Os aventureiros? Os anarquistas? Os artistas?

Os sem-destino? Os rebeldes experimentadores?

Os benditos? Malditos? Os renegados? Os sonhadores? Que com o bucho cheio de cerveja e carne dão vivas ao Rei e esquecem que além do comprometimento de investimentos em diversas áreas da administração, entorpecidos pelo cauim da anestesia barata esquecem que até a sua aposentadoria passa a ficar com chagas. 

Na mais profunda preocupação, o que desejar ao atual gestor de Cantanhede ao assumir o controle de tantas dívidas, se não, o dever da responsabilidade que é intermitente do seu caráter. 

E para os tantos que não aceitam a nova realidade administrativa, que Deus com toda sua infinita bondade coloque seu manto sobre todos e oriente o senhor Ruivo em continuar com austeridade, força e a coragem de um abnegado guerreiro para conduzir essa situação absurda, de covardia premeditada, ditatorial e inédita em Cantanhede. 

Um cidadão cantanhedense.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André