Cantanhede: secretário de governo e chefe de gabinete participam de reunião do REFFEST


O secretário de Governo do município de Cantanhede, Carlito Amaral e chefe de gabinete, Bruno Bezerra participaram nesta quinta-feira (1), como integrantes da Câmara Técnica de Fortalecimento Institucional do Consórcio REFFEST - Consórcio Público da Rede Ferroviária São Luís/Teresina, de reunião no município de Codó com o objetivo de ultimar preparativos para o Encontro de Gestores Municipais, que acontece na próxima terça-feira (6), na cidade de Caxias, e de fechar o Relatório Técnico de Impactos da Estrada de Ferro SLZ/THE.

Coordenados pelo Secretário Geral da FEMACI - Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais - , Ronald Damasceno, os trabalhos definiram os procedimentos finais do documento e os próximos passos de participação do Consórcio no Conselho Nacional da Mineração. "Acredito que estamos consolidando esse alinhamento entre os municípios, passo muito importante para demarcação política do território no cenário nacional". enfatizou Ronald Damasceno.

Para o Secretário de Governo de Cantanhede, Carlito Amaral, o REFFEST chega justamente num momento em que os municípios precisam de suporte institucional para os desafios que ora se apresentam, "nossos municipios tem potenciais que só podem desenvolver dentro de uma ação coletiva que fortaleça as suas identidades" ressaltou Carlito Amaral.

O representante da SEPLAN, Marco Aurélio Martins, classificou a Articulação desse novo Consórcio como um momento de maturidade política dos municípios da região envolvida. "O Governo do Estado vê com muita expectativa esse novo recorte Institucional, e acontece justamente num momento em que o Estado desenvolve um planejamento estratégico para os próximos 20 anos e municipios que atuam de forma consorciada sempre terão prioridades de investimentos". 

Já para o Secretário de Articulação Política de Timbiras, André Boueres, os municípios pequenos terão ganho substancial nessa relação federativa. "Timbiras chega com otimismo de unidade, pois muitos dos problemas que enfrentamos são comuns de todos nós, a diferença agora é que com o consórcio REFFEST criamos um novo cenário de enfrentamento, pois juntos somos fortes", enfatizou André Boueres. 

A agenda do REFFEST continua na região dos Cocais, com o I Encontro dos Gestores Municipais, na próxima terça-feira (6), em Caxias. "Estaremos aguardando com muito otimismo, nossos municipios membros do consórcio para uma agenda objetiva e histórica para Caxias", diz o Secretário Municipal de Meio Ambiente/Caxias, Pedro Marinho. Já estão confirmados 8 dos 13 Prefeitos membros do REFFEST.

   

Comentários