Cantanhede: aprovação de projeto que cria Sala do Empreendedor fortalece gestão empreendedora do prefeito Ruivo



Desde que tomou posse como prefeito do município de Cantanhede, Marco Antonio Ruivo vem buscando meios de incentivar o empreendedorismo e fortalecer os pequenos negócios, o objetivo é garantir a geração de emprego e renda via ampliação e manutenção das micro e pequenas empresas no município.  

Para alcançar esta meta, o gestor iniciou conversações com o Sebrae no sentido de firmar uma parceria que possibilite um trabalho conjunto com a classe empresarial e também com os novos empreendedores, contribuindo para a formação e qualificação profissional nas mais diversas áreas, como, turismo, hotelaria, restaurantes e novos empreendimentos.

Em janeiro deste ano, representantes do governo municipal reuniram-se na sede do SEBRAE em São Luis,para discutir a implementação de avanços práticos resultado da parceria entre as partes, como destaque a inauguração da Sala do Empreendedor em Cantanhede, a participação do SEBRAE na construção do Projeto Barbados e a atração de investimentos e participação do município e do estado do Maranhão na Expofocic em Cantanhede de Portugal. SAIBA MAIS

No final de Março último, o prefeito de Cantanhede, Marco Antonio Ruivo, acompanhado do secretário de Governo, Carlito Amaral, esteve na sede do SEBRAE em São Luís, onde reuniu-se com o coordenador de Turismo do Sebrae/Maranhão, Luís Walter, com o objetivo de estreitar relações institucionais e alinhar varias ações oriundas da parceria firmada como, a inauguração Sala do Empreendedor de Cantanhede, a utilização do estande de Cantanhede na Expofacic, em Cantanhede de Portugal e a tentativa de atrair investimentos para o município, dentro da vertente logística do Projeto Barbados. SAIBA MAIS 


Nesta terça-feira (24), a Câmara Municipal de Cantanhede aprovou por unanimidade projeto de Lei, que cria o cargo de coordenador de empreendedorismo em Cantanhede. A decisão da Câmara cria oficialmente a Sala do Empreendedor no município.   

Com a aprovação da lei, nos próximos dias o prefeito Marco Antonio Ruivo deve reunir-se com representantes do SEBRAE para decidir a data de inauguração da Sala do Empreendedor que deve funcionar no prédio da secretaria Municipal da Fazenda. O SEBRAE fará a indicação do nome do coordenador, enquanto a prefeitura de Cantanhede, dará o total suporte.

SAIBA MAIS SOBRE A SALA DO EMPREENDEDOR 

A implantação da Sala do Empreendedor em Cantanhede é resultado de uma parceria firmada entre o Sebrae Maranhão, município de Cantanhede, Governo do Estado e demais parceiros, e cumpre requisito previsto na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, nos âmbitos federal, estadual e municipal. 

A Sala do Empreendedor é um espaço físico que tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O espaço é um dos indicadores da implementação da Lei Geral Municipal e de responsabilidade das prefeituras, que tem como grande parceiro, o Sebrae Maranhão, instituição que trabalha para melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os economicamente viáveis e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento local.

É um serviço gratuito e proativo, que vai ao encontro da população empreendedora do município e integra em seu contexto, todas as secretarias e órgãos municipais envolvidos com as atividades empreendedoras. 

O espaço é implementado com estrutura de informática e funcionários capacitados para prestarem serviço de legalização e formalização do Microempreendedor Individual (MEI), das Microempresas (MPEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs).

A Sala do Empreendedor é um instrumento importante na implementação da Lei Geral, ou seja, em tornar realidade os benefícios que a legislação prediz para instituir um ambiente legal de desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios municipais. 

Para realizar o trabalho no espaço, as prefeituras devem firmar parcerias com diversas instituições e outros órgãos da esfera estadual e federal.


Comentários