Na tentativa de atingir os Sarneys mídia usa narrativa preconceituosa contra religiões de matriz africana




A mídia alinhada ao Palácio do Leões e envolvida na campanha eleitoral que visa reeleger o atual governador e fortalecer o projeto de poder do PCdoB, adotou uma narrativa perigosa de preconceito, discriminação e intolerância contra religiões de matriz africana no Maranhão.

Bita de Barão é destaque na mídia vermelha como imagem do DIABO e a própria encarnação do MAL, que claro, estaria associado, ligado, mancomunado aos SARNEYS na pratica de bruxarias. 


Um determinado blogueiro chega a afirmar:  
Enquanto persegue evangélicos, família Sarney se consulta com Bita do Barão que o grupo Sarney além de perseguir evangélicos, chega ao ponto de demostrar "todo o ódio contra aqueles responsáveis por divulgar a liturgia da palavra de Deus." e que tal fato pode ser explicado pela crença religiosa dos SARNEYS, ou seja a ligação com religiões de matriz africana, "Enquanto persegue os capelães, a família toda se consulta com Bita do Barão. Isso explica muita coisa"

Mas, do outro lado, do lado do BEM e transfigurado a imagem de DEUS, estaria o governador do Maranhão e seu grupo político. Sem nenhum vínculo com tal prática, considerada criminosa e diabólica, o governador seu grupo são apresentados como amigos dos evangélicos.

Além do claro preconceito, discriminação e intolerância contra os cultos de matriz africana, tal narrativa contribuí para naturalizar  os ataques racistas de setores da sociedade brasileira contra afrodescendentes, sua cultura e sua religião, que tem resultado em  terreiros destruídos, expulsão e violência contra as(os) adeptas(os) dessas religiões claramente citados como adoradores do DIABO.

A liberdade religiosa é direito garantido pela constituição federal, o artigo 20 da lei de racismo ressalta: "Constitui crime de racismo praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional". 

A pena para quem pratica esse crime pode chegar a cinco anos de reclusão. O preconceito pode ser enquadrado em um processo penal através da Lei no. 7716 de 1989. Essa lei regula os crimes de racismo, que englobam a discriminação religiosa. "O conceito de racismo não está simplesmente ligado à raça, é qualquer forma de preconceito, seja ele por origem, cor, etnia e mesmo religião.

Vale esclarecer que a intolerância religiosa é uma prática racista que precisa ser combatida e enfrentada por toda a sociedade, lamentável a bola fora de parcela da imprensa maranhense que se presta a reforçar um estigma em nome de interesses escusos, menores e impublicáveis. 

O mínimo que se pode esperar é a mea-culpa de parte imprensa maranhense enredada neste erro grosseiro e primário.  

Comentários