Cantanhede: enquanto Ruivo se esforça para salvar o patrimônio público, a recalcada oposição destila ódio, calúnias e FAKES NEWS


Enquanto o prefeito Marco Antonio Ruivo trabalha em  busca de uma solução para o caso dos "elefantes brancos" deixados pela gestão do ex-prefeito Kabão, na zona rural do município de Cantanhede, o ex-prefeito, ao invés de explicar a falta de planejamento e gestão que resultaram em tamanho desperdício de recursos públicos, prefere usar marionetes e ventríloquos para atacar e caluniar a atual administração.            

É até compreensível que o ex-prefeito Kabão tente justificar a utilidade dos elefantes brancos construídos durante sua administração, já que estas "escolas modelo Fundeb" construídas na zona rural  foram vendidas para a população como a Grande Realização de seu governo. 

O que o ex-gestor precisa dizer e não diz, é porque não houve um planejamento estratégico para a localização das modernas escolas, com capacidade para 200 alunos cada, já que foram construídas em locais de baixa densidade populacional, e por conta disso estão ociosas, algumas destas unidades não atingem sequer 10% da quantidade de alunos. 

Enquanto isso regiões com alto índice populacional como Trizidela e o Trado foram ignoradas pelos ex-gestor, nestes locais os estudantes precisam se deslocar para a sede do município, já que não foram contemplados com as Modernas escolas.

A gestão ruivo questiona não a estrutura das escolas, mas sim a localização dos prédios em locais ermos sem densidade populacional, fato que torna inviável a plena utilização do bem público para o fim a que foi destinado e que foi construído com recursos do cidadão, e deveria ser por ele utilizado.       

QUADRO DAS ESCOLAS 

Atualmente, o quadro das escolas modelo é preocupante e justificam as denúncias e intervenções do executivo municipal: 

No  Tambá tem 12 alunos, que estão sendo transportados para a escola do Bacuri dos Pires, já a escola do Cajueiro, que fica somente 3 km em linha reta da escola do Tambá, tem apenas 18 alunos, ou seja, a prefeitura está mantendo uma escola com capacidade para no mínimo 200 alunos, com apenas 8% de sua capacidade.

Outra situação com a mesma característica é a escola do Sopapo, que ficou por ser concluída e quando pronta se for entrar em funcionamento não terá 5% da capacidade, ou seja, tem atualmente somente 11 alunos.

Outras duas escolas também estão operando com uma quantidade muito inferior, a escola do São Patrício tem 35 alunos (16%) da capacidade e a escola do Mandacaru que tem somente 23 alunos (13%) da capacidade. 
         
ATAQUES 

Bastou o secretário de Governo, Carlito Amaral tornar público  a situação da escola do Tambá, para o ex-prefeito contra-atacar e tentar justificar o injustificável. 



Conforme o secretário de Governo, o ex-gestor usou a produtora de vídeo que trabalha para ele, e seu antigo motorista para produzir um vídeo usando meia dúzia de crianças da comunidade Tambá.




Carlito Amaral lamenta a atitude do ex-gestor, que ao invés de responder os questionamentos, prefere usar de subterfúgios, fugindo do debate e utilizando-se blogueiros para atacar o atual gestor e administração municipal.


Citado em matéria do "pirapemas.com", pelo blogueiro James Galvão, onde foi acusado precipitadamente de mentir em vídeo, o secretário de Governo de Cantanhede, Carlito Amaral, convidou através das redes sociais, o titular do blog - James Galvão - a acompanhá-lo em mais uma empreitada de vistorias aos "Elefantes Brancos" deixados pela gestão anterior.

"Está é uma excelente oportunidade para o blogueiro  fazer o que determina as normas do bom jornalismo, ouvir todas as partes envolvidas, checar e rechecar fontes e informações antes de divulgar, sob pena de cair no descrédito de propagar fake news" Ressalto Carlito Amaral.

Sobre o vídeo,  o secretário reafirma tudo que disse. "Os fatos falam por si próprios, tenho agido como de costume, profissionalmente ao lado do prefeito Ruivo em busca de alternativas que transformem os prédios escolares, em unidades úteis para a população" pontua Carlito.

        AÇÃO DA GESTÃO RUIVO PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA 

Na terça-feira (8), o prefeito Marco Antonio Ruivo reuniu-se com  na sede do Instituto Estadual de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA em São Luís, com o reitor do IEMA, Jhonata Almada. SAIBA MAIS. ENTENDA O CASO

Em companhia do secretário de Governo, Carlito Amaral e do pré-candidato a deputado estadual, Adelmo Soares, o gestor busca estratégias para ocupar uma das escolas da Zona Rural de Cantanhede, a do Tambá ou a do povoado, Cajueiro com a instalação de cursos técnicos e, ou profissionalizantes.



Com o sinal positivo do IEMA, a previsão é que já a partir de Agosto, pelo menos um ou três cursos  sejam ofertados a jovens e adultos residentes na região próxima à localidade escolhida, bem como a de municípios próximos como Vargem Grande.

Na tarde desta quarta-feira (9), o secretário de Governo, Carlito Amaral fará uma vistoria a outro elefante branco - a escola do Sopapo -, com capacidade para atender 200 alunos, Hoje, reunindo os alunos dos povoados da região do Tapuio não somam mais que 11, ou seja, se a nova unidade escolar entrar em funcionamento estará trabalhando apenas com 5% de sua capacidade.


SAIBA MAIS SOBRE O CASO: 




Comentários