quarta-feira, 6 de junho de 2018

Prefeito padre Domingos Costa ressalta a importância do polo do IFMA para Matões do Norte



O prefeito padre Domingos Costa parabeniza a primeira turma de aprovados para o polo do IFMA em Matões do Norte. "A lista com o nome dos 100 candidatos aprovados para o curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, divulgada nesta quarta-feira (6), é um marco na historia política e educacional do município, que deve impactar de forma direta os índices educacionais da região" ressalta o gestor

A implantação de um polo do IFMA em Matões do Norte é a realização de um sonho há muito acalentado. Garantir aos jovens e adultos do município, principalmente aos agricultores, que seus filhos recebam qualificação gratuita e especializada, sem que para isso tenham que se ausentar de seu município e se separarem de seus familiares, sempre foi uma das bandeiras de luta do prefeito padre Domingos Costa.

O processo que resultou na implantação do polo e resultado da articulação da competente equipe de governo, composta pelo secretário de Agricultura do Município Jhonata Sousa; e do vereador Joaquim Vieira, - ambos com formação Agrícola pelo IFMA, e da secretaria de educação,  Erlone Mendes. 

Em contato com a Direção Geral do IFMA, através da Drª Lucimeire Amorim Castro, Diretora Geral do Campus Maracanã, o prefeito Domingos firmou parceria institucional com o órgão, garantido a imediata implantação do polo.
         
As matrículas serão efetuadas na Coordenação do Polo - Escola Municipal Julia Fonseca Barbosa Av. Francisco Sampaio, centro de Matões do Norte, no período de 08/06/2018 a 13/06/2018 no horário de 08h às 11h30 e 14h às 17h.

O curso tem duração de dois anos com o total de 1390h presenciais. Todos os candidatos aprovados, classificados e matriculados, passam a gozar de todos os direitos e prerrogativas de aluno regular do IFMA. 

PERFIL PROFISSIONAL DO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA 

 Maneja, de forma sustentável, a fertilidade do solo e os recursos naturais. 

 Planeja e executa projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água. 

 Seleciona, produz e aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos e vacinas). 

 Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. 

 Realiza atividades de produção de sementes e mudas, transplantio e plantio.

  Realiza colheita e pós-colheita. 

 Realiza trabalhos na área agroindustrial. 

 Opera máquinas e equipamentos. 

 Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação e sanidade). 

 Comercializa animais. 

 Desenvolve atividade de gestão rural. 

 Observa a legislação para produção e comercialização de produtos agropecuários, a legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho. 

 Projeta instalações rurais. 

 Realiza manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas.
 Realiza medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais. 

 Planeja e efetua atividades de tratos culturais.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa