domingo, 4 de maio de 2014

Quem é Lobão Filho?





*Joaquim Nagib Haickel

Um bom e velho amigo meu, todo domingo, após ler meu texto aqui publicado, liga para mim para comentar sobre o assunto por mim abordado e invariavelmente comenta o fato de eu, segundo ele, ser petulante, atrevido, encrenqueiro mesmo. Diz que eu gosto de enfiar o dedo na ferida e esgravatar. Talvez seja essa realmente uma característica de meu caráter. Mas faço isso com honestidade e correção, ajo sempre na melhor das intenções. Nada peço em troca, a não ser que me ouçam, ou melhor, leiam. Concordar comigo, acatar minha opinião, assimilar o meu ponto de vista, não é e jamais será obrigatório.

Domingo passado, aquele meu amigo, no meio de nossa conversa, perguntou quem era afinal de contas esse Edison Lobão Filho, no jogo do bicho. Por quais motivos ele foi indicado candidato a governador de nosso grupo, em substituição a Luís Fernando.

Disse que ficava imaginando quanta gente gostaria de fazer aquela mesma pergunta, ainda mais para alguém como eu, que sou um amigo tão próximo do referido personagem e que tenho fama de dizer o que penso, de não ser mais um bajulador. Na hora achei que meu interlocutor estivesse zombando de mim, mas depois fiquei matutando e resolvi responder a ele e a quem mais interessar possa, quem é Lobão Filho.

Tenho a partir daqui mais ou menos 600 palavras e 3.000 caracteres para tentar dizer quem é Edison Lobão Filho. Tarefa difícil.

Eu o conheço desde 1979, quando ambos éramos apenas os filhos mais velhos de dois deputados federais do Maranhão. Nessa época não éramos amigos. Nossa amizade só se formou a partir de 1990 quando trabalhamos juntos na coordenação da campanha eleitoral de Lobão ao governo de nosso Estado.

Meu mandato de deputado federal findou em 31 de janeiro de 1991 e a partir dali fui trabalhar como secretário-adjunto de Assuntos Políticos do governo, com funções diretamente ligadas ao secretário particular do governador, justamente Edinho Lobão.

Pois bem, para quem não o conhece, ele é uma figura controversa. Um sujeito grande, de gestos largos, de expressões exageradas. Falante e simpático, quem conseguir ultrapassar os primeiros minutos de tensão logo ao conhecê-lo, certamente irá gostar dele.

Fico imaginando quantas voltas a vida dá. Meses atrás, conversando com ele sobre a possibilidade de se candidatar ao Senado, disse-lhe que se preparasse, pois o nosso próximo candidato a governador seria ele. Jamais pensei que esse fato fosse acontecer quatro anos antes do prazo que havia imaginado.

Mas voltemos ao nosso assunto de hoje. Quem é mesmo esse Edison Lobão Filho? Não vou aqui dizer o óbvio. Que ele é filho de Lobão e dona Nice; irmão de Márcio e Luciano; casado com Paula e pai de Tatiana e Lucas, nem que é avó de Pietro. Disso todos sabem. Vou tentar apresentar um outro Edinho, dando exemplos de como ele age e de como reage.

Quando comecei a conviver com ele, percebi que apesar da grande zoada que ele fazia, seu senso de observação em total sintonia com sua audição e sua visão, possibilitava que ele pegasse as coisas no ar. Notei que como meu pai ele expulsara a timidez e a insegurança e escolhera a coragem e o arroubo como forma de comunicação inicial. Depois de algum tempo fica fácil tratar com ele. Ele é direto, franco, positivo, olha nos olhos das pessoas. Pode até alguém não gostar dele, mas não será por ele ser falso ou dissimulado.

No meio do governo Lobão, meu pai faleceu e ele não desgrudou de mim um só instante. Apoiou-me como pode.

Uma vez estava a serviço no interior quando soube que minha filha havia sido internada para uma cirurgia de emergência. Larguei o que estava fazendo e voltei para São Luís e a primeira pessoa que encontrei no hospital foi Edinho. Ele havia providenciado tudo.

Um dia, nós praticávamos exercícios de artes marciais, e numa determinada intervenção ele acabou acertando um golpe mais forte em mim. Ao me ver machucado ele ficou mais aflito que eu. O nocaute foi dele, mas a vitória foi minha. Eu ri por último.

O fato de ter trabalhado nas campanhas eleitorais de seu pai e de sua mãe desde 1986, faz com que ele tenha 28 anos de experiência política. O fato dele trabalhar diretamente com os políticos desde 1991 faz com que ele tenha 23 anos de prática desta função. O fato dele não ter passado pelo teste pessoal das urnas de nada importa. Dilma também nunca havia passado por isso.

Quem é Lobão Filho? Ele é amigo de seus amigos. Um excelente companheiro. É um trabalhador incansável. É leal. É justo. É corajoso, às vezes até demais. É extremamente competitivo. Tem muita sorte e um prodigioso Anjo da Guarda que já deu mostras de seu magnífico trabalho.

Você que me lê agora poderia dizer que eu sou suspeito para falar dele, pois ele é meu amigo. Talvez eu seja suspeito mesmo, mas sou honesto o suficiente para dizer que ele está longe de ser um homem perfeito. Isso é uma coisa que não existe. Porem, não vejo quem esteja mais apto do que ele a concorrer pelo nosso grupo ao governo do Estado.

Conhecendo-o como o conheço e sendo ele a pessoa que é, acredito piamente que ele seja capaz de executar as mudanças que precisamos para que o nosso grupo possa realmente transformar o Maranhão.

*Secretário de Esportes e Lazer e membro das Academias Maranhense e Imperatrizense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André