Hildo Rocha, Antonio Pereira e Silvano Neto prestigiam entrega de obras em Presidente Dutra



O líder municipalista Hildo Rocha, o Secretário de Estado das Cidades, Silvano Neto, e o Deputado Estadual Antônio Pereira, participaram da inauguração de obras que foram entregues pelo prefeito Juran Carvalho à população de Presidente Dutra durante a festividade de aniversário de 70 anos de emancipação política do município comemorado sábado e domingo, (28 e 29). A programação foi composta por inaugurações, eventos religiosos, cavalgada, queima de fogos e show do cantor José Augusto.
No povoado Calumbi, a comitiva inaugurou o asfaltamento de todas as oito ruas do povoado, obra executada em parceria com o Governo do Estado, uma praça e um posto de Saúde. Ainda como parte da programação, o prefeito inaugurou o moderníssimo laboratório do Hospital Jean Carvalho, equipado com aparelhos de última geração que chegam a dar o resultado de um exame de analise clinica como hemograma em menos de um minuto, um Mamógrafo de última geração instalado no Hospital Materno Infantil, a Escola Municipal Ciro Evangelista de Souza (Povoado Taboa dos Lopes), uma Praça com academia de ginástica ao ar livre (sede), a Reforma e Ampliação da Escola Murilo Braga, do Colégio Teresa de Oliveira, e do Posto de Saúde Raimunda Barros, (Bairro de Fátima). Em seguida, vistoriaram as obras da Praça do Centro Administrativo, outro empreendimento que está sendo efetuado pela prefeitura em parceria com o Governo estadual.

Pacto Federativo

Hildo Rocha parabenizou o município pelos 70 anos de fundação, destacou os avanços alcançados pela administração do prefeito Juran Carvalho e defendeu a necessidade de reformulação do Pacto Federativo. “Presidente Dutra está de parabéns porque completa setenta anos no momento em que vivencia uma excelente administração. Você, Juran, orgulha as pessoas de Presidente Dutra, você mostra para os jovens que é possível se fazer politica com decência, com honestidade, voltada para o bem comum, principalmente para as pessoas mais humildes que são as que mais necessitam, as que mais dependem do poder publico”, declarou.

“Eu conheço a realidade dos municípios, as angústias dos gestores públicos diante da crescente demanda por serviços públicos que precisam ser atendidas com poucos recursos. Isso decorre de uma distorção existente no Pacto Federativo instituído na constituição de 1998 que atribuiu mais obrigações aos municípios sem que haja destinação de recursos para tantas atribuições, com isso quem sofre são as pessoas”, disse Hildo Rocha.

“A união fica com 64% dos tributos pagos pelos cidadãos e cidadãs. Os estados ficam com 22%. Os municípios, que são os entes federados que realmente respondem por praticamente todos os serviços públicos ficam com apenas 14%. Isso se configura uma distorção que massacra os municípios, cria dificuldades quase intransponíveis para os prefeitos. E por isso que os municípios são tão dependentes das parcerias com os governos federal e estadual”, argumentou.

“Ciente dessa realidade, a Governadora Roseana Sarney Criou o Programa Viva Desenvolvimento Urbano, iniciativa que tem contribuído para melhorar a paisagem urbana das cidades maranhenses e está melhorando e a qualidade de vida da população. Durante o tempo em que estive na Secretaria das Cidades, que hoje tem à frente o jovem e competente arquiteto e urbanista Silvano Neto, conhecendo a pessoa do Juran Carvalho, sua equipe de governo e as necessidades de Presidente Dutra, fiz tudo que eu podia fazer por essa administração, pelas pessoas de Presidente Dutra. Firmamos várias parcerias que resultaram em obras importantes como o asfaltamento do povoado Calumbi, a praça do Centro Administrativo, que está em andamento, e o prédio que abrigará a Câmara Municipal de Presidente Dutra cuja obra já está iniciada. Por isso, hoje, ao completar 70 anos a cidade está melhor, os serviços públicos mais eficientes, e o povo está mais alegre”, enfatizou Hildo Rocha.

Comentários