sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Dez argumentos em favor da Refinaria...


 


O deputado federal Hildo Rocha (PMDB-MA) usou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 12, para defender a retomada das obras de construção da Refinaria Premium I no Estado do Maranhão. Munido de informações consistentes e dados técnicos precisos, o parlamentar fez um contundente pronunciamento no qual apresentou os principais argumentos que, segundo o parlamentar, justificam a retomada das obras. Os argumentos essenciais apresentados no longo pronunciamento estão compilados nos dez tópicos abaixo enumerados.

01. O Maranhão possui infraestrutura adequada para receber o empreendimento. O Maranhão é o único Estado do Nordeste que possui três ferrovias – Transnordestina, Carajás e Norte-Sul. Mais de 90% dos municípios maranhenses estão interligados por estradas asfaltadas de boa qualidade, o porto do Itaqui e temos um dos melhores do mundo.

02. A construção das refinarias é uma necessidade inadiável. A capacidade de produção do parque de refino instalada é insuficiente para atender a crescente demanda. De 2000 a 2005 o Brasil aumentou em 43% a importação de combustíveis, fato que confirma a necessidade de instalação de novas unidades produtoras.

03. Impactos na balança comercial. A construção das quatro refinarias tornará o Brasil autossuficiente no refino de petróleo. O adiamento ou cancelamento das obras continuará provocando impactos negativos na balança comercial.

04. Localização Geográfica adequada. O parque de refino está concentrado no Sul e Sudeste que abriga 82% da capacidade produtiva instalada, mas os estados do Norte, Centro Oeste e Nordeste consomem 40% do todo diesel vendido no Brasil. Portanto, o Maranhão possui localização estratégica.

05. O Maranhão honrou os compromissos assumidos com a Petrobras. O Estado investiu 26 milhões de reis provenientes de recursos do Tesouro estadual; fez a doação de uma área 20 km2; construiu duas vilas residenciais, para abrigar as famílias que moravam no local destinado à obra; construiu uma escola regime de integral de funcionamento, para atender às crianças que residem no local; posto de saúde; estrada de acesso; realizou todos os procedimentos indispensáveis para a obtenção do licenciamento ambiental e até hoje, paga salários para lavradores que moravam na área impactada.

06. Geração de empregos. Entre os benefícios decorrentes da implantação da Refinaria Premium I está a criação de até 25 mil empregos durante o pico da obra e 1,5 mil empregos para a operação da unidade.

07. A causa das refinarias é do povo brasileiro. Essa luta é de todos os brasileiros, estamos diante de uma questão que afeta o Maranhão e o Brasil. As refinarias precisam ser instaladas para que possamos conter o aumento da inflação que está chegando. Portanto, não é algo pensado com o intuito de agradar políticos do Maranhão, do Ceará, do Rio de Janeiro e de Pernambuco. A instalação das refinarias é uma causa do povo brasileiro.

08. Luta apartidária. O empreendimento, desde a sua origem, contou com o apoio e o empenho de diversas lideranças politicas do nosso Estado. Não fosse pela importância social jamais uniria em torno de si políticos de todas as correntes ideológicas e partidárias.

09. País não pode ser punido por causa dos percalços gerenciais da Petrobras. O dinheiro roubado da Petrobras tem que ser devolvido e aplicado na construção das refinarias.

10. O apelo final. “Conclamo os pares desta Casa a se empenharem junto à sociedade brasileira e ao governo, no sentido de fazer com que a Petrobras continue sendo uma empresa comprometida não com o mercado, mas com o bem-estar de todos, principalmente das regiões menos desenvolvidas do Brasil, de forma a promover maior integração nacional”, ressaltou Hildo Rocha.



Assista ao vídeo http://youtu.be/XfValg5EeZU
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André