sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Em visita ao Tabuleiro do São Bernardo Hildo Rocha reafirma compromisso de continuar lutando em defesa dos produtores rurais


“Era pra estar produzindo mil vezes mais. O problema é que o governo (federal) esqueceu que isso aqui existe. Aqui, temos potencial para produzir riquezas para o Brasil e para o Estado e gerar de 15 a 20 mil empregos. Mas, está faltando o governo federal olhar pra isso aqui.






Em recente visita ao projeto de Irrigação Tabuleiro do São Bernardo, o deputado federal Hildo Rocha (PMDB) ouviu reivindicações dos trabalhadores rurais e reafirmou que continuará lutando para que a administração do projeto seja transferindo do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) para a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). “Fica muito mais fácil para o governo federal dar assistência via Codevasf porque o órgão tem uma superintendência no Maranhão e o Dnocs não tem representação no nosso Estado”, argumentou Rocha.

Ações

O parlamentar já oficializou o pedido, junto ao Ministério da Integração Nacional, e tem se mobilizado com o objetivo de dar celeridade ao pleito. “A Codevasf possui know-how (domínio da tecnologia) de irrigação. Tanto é que o perímetro irrigado do Vale do São Francisco, que é administrado pela companhia, hoje produz até uva”, destacou.

Produção abaixo da capacidade

De acordo com relatos de produtores, semanalmente são produzidas aproximadamente 40 toneladas de bananas e 50 de melancia; coco bata doce; feijão; milho; coco e mamão também são produzidos em grande quantidade.

Segundo o ex-prefeito de Magalhães de Almeida e líder político da região, Neto Carvalho, a produção do projeto está muito abaixo da capacidade. “Era pra estar produzindo mil vezes mais. O problema é que o governo (federal) esqueceu que isso aqui existe. Aqui, temos potencial para produzir riquezas para o Brasil e para o Estado e gerar de 15 a 20 mil empregos. Mas, está faltando o governo federal olhar pra isso aqui. É por isso, deputado, que precisamos do seu apoio para que possamos fazer o projeto funcionar de acordo com a sua capacidade total”, declarou Carvalho.

PAA E PNAE

Lourival Brandão, líder dos produtores, elogiou a iniciativa do poder público municipal que, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) mais de 40 associados do Tabuleiro tem a garantia da compra da safra. “A merenda escolar servida no município é produzida no Tabuleiro. Isso é um desenvolvimento para região”, enfatizou Brandão.

Persistência

O deputado Hildo Rocha se comprometeu em levar as imagens e os relatos dos produtores para o Ministro da Integração Nacional. “Vou levar as imagens que nós estamos colhendo aqui para mostrar ao ministro Elder Barbalho a potencialidade que existe aqui e sensibilizá-lo acerca da importância da alteração administrativa que temos defendido. Primeiro temos que conseguir essa alteração para em seguida a Codevasf dar apoio total ao projeto”, afirmou Rocha.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André