quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Em busca do selo UNICEF, Cantanhede participa do I Encontro de Capacitação em São Luís


(Foto: Handson Chagas)

Inscrito no Selo UNICEF Edição 2017-2020, o município de Cantanhede marca presença no I Encontro de Capacitação do Selo Unicef, realizado nos dias 21 e 22 de novembro no Convento das Mercês em São Luís.


O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de estimular os municípios a implementar políticas públicas para a redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Cerca de 300 pessoas dos 208 municípios maranhenses participantes desta edição do Selo UNICEF, entre representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e profissionais indicados por cada município como Articulador(a) e Mobilizador(a) de Adolescentes e Jovens se juntam as equipes do UNICEF e do Governo do Estado neste evento.


Cantanhede está representado pela secretária de Assistência Social do município, Paula Souto; pela da assistente social, Poliana Fortes e a mobilizadora do CRAS, Dayana Helena.

Conforme Paula Souto o encontro de capacitação é o início da implementação das diretrizes a serem adotadas pelo município com a apresentação da metodologia que será utilizada como base na realização das ações que visam garantir os direitos da criança e do adolescente. 

A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados.

Ao final da edição 2017-2020, as cidades que alcançarem as metas propostas ganham a certificação do Selo Unicef, que é um reconhecimento internacional, já que experiência com as edições anteriores comprovam que municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

De acordo com o diagnóstico do Unicef, os temas mais sensíveis à infância no Maranhão são a mortalidade materno-infantil, a sífilis congênita e homicídios de adolescentes.


O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e aos adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa