quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Em busca do selo UNICEF, Cantanhede participa do I Encontro de Capacitação em São Luís



(Foto: Handson Chagas)

Inscrito no Selo UNICEF Edição 2017-2020, o município de Cantanhede marca presença no I Encontro de Capacitação do Selo Unicef, realizado nos dias 21 e 22 de novembro no Convento das Mercês em São Luís.


O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com o objetivo de estimular os municípios a implementar políticas públicas para a redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente. 

Cerca de 300 pessoas dos 208 municípios maranhenses participantes desta edição do Selo UNICEF, entre representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e profissionais indicados por cada município como Articulador(a) e Mobilizador(a) de Adolescentes e Jovens se juntam as equipes do UNICEF e do Governo do Estado neste evento.


Cantanhede está representado pela secretária de Assistência Social do município, Paula Souto; pela da assistente social, Poliana Fortes e a mobilizadora do CRAS, Dayana Helena.

Conforme Paula Souto o encontro de capacitação é o início da implementação das diretrizes a serem adotadas pelo município com a apresentação da metodologia que será utilizada como base na realização das ações que visam garantir os direitos da criança e do adolescente. 

A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados.

Ao final da edição 2017-2020, as cidades que alcançarem as metas propostas ganham a certificação do Selo Unicef, que é um reconhecimento internacional, já que experiência com as edições anteriores comprovam que municípios certificados com o Selo UNICEF avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa.

De acordo com o diagnóstico do Unicef, os temas mais sensíveis à infância no Maranhão são a mortalidade materno-infantil, a sífilis congênita e homicídios de adolescentes.


O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e aos adolescentes.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André