terça-feira, 27 de maio de 2014

Rodoviários em greve param 100% da frota em São Luis




 Com a paralisação total do transporte coletivo em São Luis a partir de 00h00 desta terça-feira (27), já é possível fazer uma breve avaliação sobre quem são os vencedores e os perdedores desta queda de braço.

Sem sombra de duvida, o grande vencedor deste embate é o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema), que conseguiu unir a categoria em torno de um objetivo, e mesmo sendo obrigado pela justiça do trabalho a colocar 70% da frota na rua, conseguiu manobrar, colocando percentual inferior a 50% e diante do silencio da classe patronal decidiram radicalizar parando todo o Sistema de Transporte Coletivo de São Luis e assim pararam a capital com mais de um milhão de habitantes, a ultima medida encontrada para pressionar os patrões, que irredutíveis se recusaram a sentar na mesa de negociações.

A prefeitura de São Luis sai desgastada e desmoralizada deste movimento, já que mesmo sendo dona das concessões e já sabendo a muito tempo da grave situação pelo que passa o Sistema de Transporte de Passageiros em São luis, fez ouvidos de mercador e não tomou nenhuma providencia para solucionar ou amenizar o problema e assim evitar que chegasse ao extremo de um paralisação total que é desgastante e prejudicial. Mesmo depois do movimento grevistas deflagrada, o poder publico municipal continuou alheio e omisso
, comportando-se como mero coadjuvante ou figurante no caso. 

Os empresários nada tem a perder e devem sair vitoriosos, já que  a prefeitura acena com a possibilidade de reajustar as tarifas e assim resolver o impasse. De forma inteligente, prefeitura e empresários esperaram a radicalização dos trabalhadores, e  só a partir de então começam a agir para debelar o incêndio, cada uma das partes já escolheram seus álibis, a prefeitura é obrigada a reajustar as tarifas, porque pressionada pela população que está sem transporte e pelos trabalhadores que dependem deste reajustes para terem atendidas sua reivindicações, assim tem com justificar perante a opinião publica o aumento de passagem. Os empresários alegam que estão operando no vermelho, que as fraudes chega a quase 50%, e que só um reajuste de tarifa salva o sistema.

A justiça do Trabalho também sai perdendo, já que teve sua credibilidade arranhada e sua autoridade colocada em cheque quando teve sua determinação de que 70% da frota circulasse durante a a paralisação desrespeitada e ignorada pela categoria.

O grande derrotado e o maior perdedor em toda esta celeuma, é a população, que já vem sofrendo há décadas com uma prestação de serviço da pior qualidade, sendo obrigada a andar em ônibus sucateados, que quebram a todo instante e trafegam sempre superlotados, o tempo de espera nas paradas é humilhante sem contar que o numero de assalto a coletivos vem crescendo de forma assustadora em São Luis. 

Não bastasse tudo isso, o usuário é obrigado a cumprir um toque de recolher imposto pelos rodoviários, enquanto durar a greve ninguém sai de casa e assim que o acordo for selado, que vai pagar o reajuste de salario da categoria é o passageiro, que terá a tarifa reajustada, vai pagar mais caro para utilizar o mesmo ônibus velho, abarrotado de pessoas, atrasado e sem segurança. 

A verdade é que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, e o lado mais fraco nesta greve é o usuário.

 
Jornalista Abimael Costa 

Ajude a construir este espaço, envie sua noticia, fotos e informações para:
jornalistaaabimaelcosta@gmail.com
Whatsapp: 8175-0173

 

 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André