Rodoviários em greve param 100% da frota em São Luis



 Com a paralisação total do transporte coletivo em São Luis a partir de 00h00 desta terça-feira (27), já é possível fazer uma breve avaliação sobre quem são os vencedores e os perdedores desta queda de braço.

Sem sombra de duvida, o grande vencedor deste embate é o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão (Sttrema), que conseguiu unir a categoria em torno de um objetivo, e mesmo sendo obrigado pela justiça do trabalho a colocar 70% da frota na rua, conseguiu manobrar, colocando percentual inferior a 50% e diante do silencio da classe patronal decidiram radicalizar parando todo o Sistema de Transporte Coletivo de São Luis e assim pararam a capital com mais de um milhão de habitantes, a ultima medida encontrada para pressionar os patrões, que irredutíveis se recusaram a sentar na mesa de negociações.

A prefeitura de São Luis sai desgastada e desmoralizada deste movimento, já que mesmo sendo dona das concessões e já sabendo a muito tempo da grave situação pelo que passa o Sistema de Transporte de Passageiros em São luis, fez ouvidos de mercador e não tomou nenhuma providencia para solucionar ou amenizar o problema e assim evitar que chegasse ao extremo de um paralisação total que é desgastante e prejudicial. Mesmo depois do movimento grevistas deflagrada, o poder publico municipal continuou alheio e omisso
, comportando-se como mero coadjuvante ou figurante no caso. 

Os empresários nada tem a perder e devem sair vitoriosos, já que  a prefeitura acena com a possibilidade de reajustar as tarifas e assim resolver o impasse. De forma inteligente, prefeitura e empresários esperaram a radicalização dos trabalhadores, e  só a partir de então começam a agir para debelar o incêndio, cada uma das partes já escolheram seus álibis, a prefeitura é obrigada a reajustar as tarifas, porque pressionada pela população que está sem transporte e pelos trabalhadores que dependem deste reajustes para terem atendidas sua reivindicações, assim tem com justificar perante a opinião publica o aumento de passagem. Os empresários alegam que estão operando no vermelho, que as fraudes chega a quase 50%, e que só um reajuste de tarifa salva o sistema.

A justiça do Trabalho também sai perdendo, já que teve sua credibilidade arranhada e sua autoridade colocada em cheque quando teve sua determinação de que 70% da frota circulasse durante a a paralisação desrespeitada e ignorada pela categoria.

O grande derrotado e o maior perdedor em toda esta celeuma, é a população, que já vem sofrendo há décadas com uma prestação de serviço da pior qualidade, sendo obrigada a andar em ônibus sucateados, que quebram a todo instante e trafegam sempre superlotados, o tempo de espera nas paradas é humilhante sem contar que o numero de assalto a coletivos vem crescendo de forma assustadora em São Luis. 

Não bastasse tudo isso, o usuário é obrigado a cumprir um toque de recolher imposto pelos rodoviários, enquanto durar a greve ninguém sai de casa e assim que o acordo for selado, que vai pagar o reajuste de salario da categoria é o passageiro, que terá a tarifa reajustada, vai pagar mais caro para utilizar o mesmo ônibus velho, abarrotado de pessoas, atrasado e sem segurança. 

A verdade é que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, e o lado mais fraco nesta greve é o usuário.

 
Jornalista Abimael Costa 

Ajude a construir este espaço, envie sua noticia, fotos e informações para:
jornalistaaabimaelcosta@gmail.com
Whatsapp: 8175-0173

 

 

Comentários