terça-feira, 28 de julho de 2015

Redução da maioridade penal - contra ou a favor?




















A proposta de emenda à Constituição (PEC 171/93) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte, deve ser votada em segundo turno no inicio do mês de agosto, pelo Plenário da Câmara dos Deputados. O texto foi aprovado em primeiro turno no início de julho. Com 323 votos favoráveis e 155 contrários. Caso seja aprovada, a PEC segue para o Senado onde deve ser votada em dois turnos e precisa de 49 votos dos 81 senadores para ser aprovada. Uma vez aprovada no Senado a PEC não pode ser vetada pela presidência da republica. 

O tema redução da maioridade penal está na pauta do dia, e deve continuar sendo um dos assuntos mais discutidos no Brasil por muito tempo. Quando a conversa é sobre reduzir ou não a maioridade penal, os argumentos contrários ou favoráveis são os mais diversos e polêmicos possíveis. Fundamentados ou não, baseados no senso comum, nas emoções, em dados, números, estatísticas ou em teses e falas de estudiosos sobre o tema, todos têm opinião formada sobre o assunto e garantem estar com a razão, é claro. Ou pelo menos imaginam, e você caro leitor, qual sua opinião sobre o assunto? gostaria de saber mais, ler mais, encontrar conteúdo disponível sobre o tema?  

No sentido de contribuir com este debate, o portal Imirante publicou Reportagem Especial com o titulo:  discussão sobre a Maioridade Penal ­

São sete matérias especiais com videos e áudios de especialistas sobre o assunto: 

Reportagem de Raquel Soares

Reportagem de Heider Matos, Daniel Moraes e Jonas Sakamoto 



Reportagem de Liliane Cutrim

Reportagem de Neto Cordeiro 

Reportagem de Ana Beatriz Santos


 A Agência de Noticias da Infância Matraca, disponibiliza uma série de vídeos em sua página no Youtube, ACESSE AQUI

Abimael Costa - jornalista
28/07/15

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André