terça-feira, 26 de julho de 2016

Ministério Público corrige abusos e recomenda que jornalistas se adequem ao que determina a lei




Muito tem sido dito sobre o caso de uma adolescente de 14 anos que em companhia do namorado também adolescente (16), teria assassinado a mãe de 49 anos. O crime aconteceu na noite da última sexta-feira (22) em São Luís e teria sido arquitetado pela jovem que est
aria revoltada com a mãe por conta dela discordar do relacionamento entre os suspeitos. 

O fato de uma filha com apenas 14 anos de idade tramar e executar um plano macabro com o objetivo de matar a mãe, ganhou forte e imediata repercussão na mídia, as imagens da vitima e dos suspeitos passaram a circular livremente nos grupos de Whatsapp e em diversas redes sociais. 

Mesmo cientes de que a lei proíbe, muitos blogues embarcaram na onda e divulgaram não só o áudio e as imagens do casal de adolescentes, mas também nome completo, ou iniciais, algumas imagens foram colocadas tarjas outras não, o uso do termo pejorativo MENOR viralizou, Alguns chegaram a afirmar que os adolescentes foram presos, o desrespeito a lei foi quase unanimidade nas postagens. Na verdade foi uma festa, ignoraram e desrespeitaram o que a diz a lei, ou seja agiram de forma criminosa.

A grave violação a dignidade humana e aos direitos de crianças e adolescentes provocou imediata repercussão e levou o Ministério Público, através da Promotoria de Justiça Especializada da infância e da Juventude da comarca de São Luís a determinar a imediata correção dos atos criminosos - retirada das imagens, nomes e iniciais dos adolescentes -.







Vale ressaltar que a Rede Andi disponibiliza gratuitamente farto material sobre a forma correta de abordagem da imprensa nos casos envolvendo crianças e adolescentes:





Em São Luis, vale a pena conhecer a Agência de Noticiais da Infância Matraca que atua desde 2003 como um espaço permanente de produção, edição e discussão de notícias sobre o segmento infanto-juvenil no Estado do Maranhão. Seu principal objetivo é colaborar com a construção de uma consciência crítica por parte dos profissionais da comunicação no Maranhão em relação às temáticas relativas a crianças e adolescentes, bem como a incentivar a ampliação da qualidade da cobertura midiática deste assunto.




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André