terça-feira, 26 de julho de 2016

Ministério Público corrige abusos e recomenda que jornalistas se adequem ao que determina a lei



Muito tem sido dito sobre o caso de uma adolescente de 14 anos que em companhia do namorado também adolescente (16), teria assassinado a mãe de 49 anos. O crime aconteceu na noite da última sexta-feira (22) em São Luís e teria sido arquitetado pela jovem que est
aria revoltada com a mãe por conta dela discordar do relacionamento entre os suspeitos. 

O fato de uma filha com apenas 14 anos de idade tramar e executar um plano macabro com o objetivo de matar a mãe, ganhou forte e imediata repercussão na mídia, as imagens da vitima e dos suspeitos passaram a circular livremente nos grupos de Whatsapp e em diversas redes sociais. 

Mesmo cientes de que a lei proíbe, muitos blogues embarcaram na onda e divulgaram não só o áudio e as imagens do casal de adolescentes, mas também nome completo, ou iniciais, algumas imagens foram colocadas tarjas outras não, o uso do termo pejorativo MENOR viralizou, Alguns chegaram a afirmar que os adolescentes foram presos, o desrespeito a lei foi quase unanimidade nas postagens. Na verdade foi uma festa, ignoraram e desrespeitaram o que a diz a lei, ou seja agiram de forma criminosa.

A grave violação a dignidade humana e aos direitos de crianças e adolescentes provocou imediata repercussão e levou o Ministério Público, através da Promotoria de Justiça Especializada da infância e da Juventude da comarca de São Luís a determinar a imediata correção dos atos criminosos - retirada das imagens, nomes e iniciais dos adolescentes -.







Vale ressaltar que a Rede Andi disponibiliza gratuitamente farto material sobre a forma correta de abordagem da imprensa nos casos envolvendo crianças e adolescentes:





Em São Luis, vale a pena conhecer a Agência de Noticiais da Infância Matraca que atua desde 2003 como um espaço permanente de produção, edição e discussão de notícias sobre o segmento infanto-juvenil no Estado do Maranhão. Seu principal objetivo é colaborar com a construção de uma consciência crítica por parte dos profissionais da comunicação no Maranhão em relação às temáticas relativas a crianças e adolescentes, bem como a incentivar a ampliação da qualidade da cobertura midiática deste assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa