Projeto Vida por Vidas promove campanha em Miranda do Norte


Seja solidário, venha doar vida,  participe do projeto Vida por Vidas, faça uma doação de sangue nesta quarta (16), e quinta-feira (17), em Miranda do Norte. O evento que é uma realização da Igreja Adventista do 7º Dia. em parceira com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), acontece no templo sede da Igreja Adventista do 7º Dia, localizado na Rua do Sol, centro da Cidade, nos dias 16 e 17 de agosto, no horário das 7h às 17h.  

Em média, o corpo humano possui cerca de cinco litros de sangue. Na doação, a quantidade coletada é de 450 ml de sangue. O sangue doado é reposto pelo organismo em 24h (parte líquida).






Para doar é preciso: Ter entre 18 e 65 anos de idade; Gozar de boa saúde;
Estar alimentado; Pesar acima de 50 quilos; Apresentar um documento de identidade com foto; Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação; Não ter realizado exercícios físicos antes da doação; Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses; Evitar fumar 2 horas antes da doação; Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação.

O objetivo do  Projeto é conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros. Atingir e envolver a mobilização e a participação de voluntários para a doação de sangue e hemoderivados,

O Vida por Vidas nasceu a partir de uma iniciativa voluntária promovida pelos Jovens Adventistas, em 2005,  com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue durante o período da Páscoa. Este teria sido apenas mais um movimento de compromisso social, no entanto o Projeto atraiu a atenção da mídia em diversas regiões por onde ocorreram as doações, inclusive pelo fato de os bancos de sangue terem atingido seus limites de estoque. Tudo isso contribuiu para que o Projeto fosse conhecido e reconhecido, através da capacidade de mobilização. Desde então, o Projeto acontece anualmente.


Quem não pode doar
Gestante;

Quem tenha tido a doença de Chagas ou contato com o inseto barbeiro;

Que tenha tido Hanseníase;

Quem tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos 6 meses;

Quem tenha ou tenha tido hepatite após os 10 anos de idade;

Quem tenha sífilis;

Quem seja Epilético;

Usuário de drogas;

Quem estiver com febre, gripado ou fazendo uso de medicamentos;

Aquela que estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido a mais de 12 meses.

Comentários