terça-feira, 5 de setembro de 2017

Eliziane pede que a PF volte a area de conflito entre índios Gamela e posseiros no MA



A parlamentar também encaminhou ofício à Funai solicitando o estudo da área para evitar novos conflitos na região

A deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA) pediu à Polícia Federal o retorno de uma equipe da corporação ao acampamento dos índios Gamela, localizado no município de Viana (MA). A comunidade foi alvo de novos ataques nas últimas duas semanas. Homens em uma caminhonete efetuaram disparos em direção ao acampamento.

A parlamentar quer o retorno da viatura e a apuração imediata do novo atentado. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

Em abril deste ano, o povo Gamela foi vítima de um ataque perpetrado por um grupo de pistoleiros ligados a fazendeiros. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), pelo menos 13 indígenas ficaram feridos, à época, sendo que um teve as mãos golpeadas com facão. Três dos feridos foram levados a um hospital em São Luís.

“Pedimos o retorno da PF e que seja realizada investigação no sentido de responsabilizar os autores de novos atentados ocorridos no povoado do povo Gamela. O clima de tensão voltou à área, após a saída da Polícia Federal da localidade”, justificou a deputada, no ofício enviado, na sexta-feira (1º), ao Superintendente da corporação no Maranhão, Alexandre Silva Saraiva.



Funai



Eliziane Gama também anunciou que enviou nesta terça-feira (5) um pedido para que a Funai encaminhe ao governo maranhense proposta de convênio para a viabilidade do estudo técnico territorial do povo Gamela.

“Somente com a assinatura deste convênio entre a Funai e o governo local é que será possível a realização do trabalho e o fim do conflito na região”, mencionou a deputada do PPS, no documento.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André