terça-feira, 6 de março de 2018

Miranda do Norte: mais de 80% dos alunos da rede municipal estão em sala de aula






Ao contrário da fake news divulgada pelo candidato derrotado nas eleições municipais de 2016 em Miranda do Norte, mais de 80% dos 6.350 alunos da rede municipal de ensino estão em sala de aula. Números, dados e fatos checados e apurados provam ser inverídicas e desprovidas de verdade as afirmações divulgadas de forma açodada pelo candidato já vencido em 2016.     

Infelizmente as redes sociais se tornaram espaço ideal para a desinformação e a divulgação de noticias falsas, distorcidas, sensacionalistas e com conteúdo tendencioso. Os produtores das chamadas "fake news" - notícias-falsas -, ou “Junk news” (notícias-lixo) tem entre outros, o objetivo de intencionalmente divulgar notícias falsas, imprecisas ou simplesmente manipuladas, com a intenção de ajudar ou combater algum alvo, normalmente político.

Em formato de notícia, o conteúdo fake news é sempre tendencioso e fora do contexto, não passando de pura especulação. Produzidas sem observar os procedimentos jornalísticos de apuração e checagem dos fatos as falsas notícias provocam danos irreparáveis à imagem das pessoas e organizações escolhidas como alvo, já que mentiras são aceitas como verdade e contribuem para o linchamento moral destes.

Na última segunda-feira (5), o ex-vereador e candidato a prefeito derrotado nas eleições municipais de 2016 em Miranda do Norte, Junior Amorim, usou seu perfil em uma rede social para divulgar um escandaloso "fake news" - notícias-falsas -, ou “Junk news” (notícias-lixo).   

O candidato que ficou em segundo lugar na disputa municipal estava há algum tempo em silêncio, havia submergido no anonimato, desapareceu do cenário político local. Retornando nesta segunda com a falsa informação de que a maioria das escolas de Miranda do Norte estariam em reforma e sem previsão do inicio das aulas.       


Antes de se manifestar o autor do factoide não teve o cuidado de apurar e checar as informações, se empolgou com a possibilidade de com tal notícia atingir a gestão municipal e por tabela o ex-prefeito Junior Lourenço. Vamos aos números e fatos apurados e checados que desmentem a fala do candidato vencido nas urnas em 2016:

Com  6350 alunos matriculados para o ano letivo de 2018, A rede municipal de ensino em Miranda dispõe de 27 escolas municipais, 18 na zona urbana e 09 na zona rural. Destas, 22 estão funcionando normalmente. Sendo que das 18 escolas localizadas na sede do município, 13 já iniciaram o ano letivo 2018, na zona rural, em OITO escolas as aulas acontecem normalmente.

Ou seja mais de 80% dos alunos da rede municipal em Miranda do Norte já iniciaram o ano letivo 2018, os menos de 20% devem voltar à sala de aula nos próximos dias.

Sobre as obras, o secretário de infraestrutura, Alexandre Reis afirmou em entrevista a este jornalista que as equipes estão intensificando os trabalhos com objetivo de entregar as escolas ainda em reforma, no menor espaço de tempo possível. 
       
Conforme o secretário, a reforma das Escolas Ely Bezerra e Maria da Glória já foram concluídas, as unidades passam por serviços de limpeza e as aulas nestas escolas devem iniciar já na próxima segunda-feira (12).

As obras na Abem devem ser concluídas dentro do prazo maximo de 10 dias.

Já a Escola Gumercindo Paixão Fernandes deve voltar a funcionar no final de março.


Com estas informações checadas e apuradas, restabelecemos a verdade dos fatos e assim desmontamos mais um factoide, fica claro que a mentira tem pernas curtas e que a verdade sempre vai prevalecer.


Vale ressaltar que a educação municipal em Miranda do Norte vem se destacando e superando desafios e obstáculos com o reconhecimento dos órgãos nacional que confirmam o incontestável avanço, basta conferir que conforme dados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA, divulgados  anualmente pelo MEC,  o ensino fundamental  em Miranda do Norte no ano de 2016 se destacou entre os demais municípios maranhenses. Indicadores que medem a qualidade do ensino público em todo o país mostraram que a educação fundamental vai muito bem no Município.   

Prova aplicada no ano de 2016 a alunos do terceiro ano da Educação Fundamental, deu a Miranda do Norte a melhor média do estado no quesito ESCRITA (71,23); em LEITURA alcançou a invejável  quinta posição (41,79) e em matemática ficou na cômoda vigésima quinta colocação (31,38).   



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André