
Ao contrário da fake news divulgada pelo candidato derrotado nas eleições municipais de 2016 em Miranda do Norte, mais de 80% dos 6.350 alunos da rede municipal de ensino estão em sala de aula. Números, dados e fatos checados e apurados provam ser inverídicas e desprovidas de verdade as afirmações divulgadas de forma açodada pelo candidato já vencido em 2016.
Infelizmente as redes sociais se tornaram espaço ideal para a desinformação e a divulgação de noticias falsas, distorcidas, sensacionalistas e com conteúdo tendencioso. Os produtores das chamadas "fake news" - notícias-falsas -, ou “Junk news” (notícias-lixo) tem entre outros, o objetivo de intencionalmente divulgar notícias falsas, imprecisas ou simplesmente manipuladas, com a intenção de ajudar ou combater algum alvo, normalmente político.
Em formato de notícia, o conteúdo fake news é sempre tendencioso e fora do contexto, não passando de pura especulação. Produzidas sem observar os procedimentos jornalísticos de apuração e checagem dos fatos as falsas notícias provocam danos irreparáveis à imagem das pessoas e organizações escolhidas como alvo, já que mentiras são aceitas como verdade e contribuem para o linchamento moral destes.
Na última segunda-feira (5), o ex-vereador e candidato a prefeito derrotado nas eleições municipais de 2016 em Miranda do Norte, Junior Amorim, usou seu perfil em uma rede social para divulgar um escandaloso "fake news" - notícias-falsas -, ou “Junk news” (notícias-lixo).
O candidato que ficou em segundo lugar na disputa municipal estava há algum tempo em silêncio, havia submergido no anonimato, desapareceu do cenário político local. Retornando nesta segunda com a falsa informação de que a maioria das escolas de Miranda do Norte estariam em reforma e sem previsão do inicio das aulas.
Antes de se manifestar o autor do factoide não teve o cuidado de apurar e checar as informações, se empolgou com a possibilidade de com tal notícia atingir a gestão municipal e por tabela o ex-prefeito Junior Lourenço. Vamos aos números e fatos apurados e checados que desmentem a fala do candidato vencido nas urnas em 2016:
Com 6350 alunos matriculados para o ano letivo de 2018, A rede municipal de ensino em Miranda dispõe de 27 escolas municipais, 18 na zona urbana e 09 na zona rural. Destas, 22 estão funcionando normalmente. Sendo que das 18 escolas localizadas na sede do município, 13 já iniciaram o ano letivo 2018, na zona rural, em OITO escolas as aulas acontecem normalmente.
Ou seja mais de 80% dos alunos da rede municipal em Miranda do Norte já iniciaram o ano letivo 2018, os menos de 20% devem voltar à sala de aula nos próximos dias.
Sobre as obras, o secretário de infraestrutura, Alexandre Reis afirmou em entrevista a este jornalista que as equipes estão intensificando os trabalhos com objetivo de entregar as escolas ainda em reforma, no menor espaço de tempo possível.
Conforme o secretário, a reforma das Escolas Ely Bezerra e Maria da Glória já foram concluídas, as unidades passam por serviços de limpeza e as aulas nestas escolas devem iniciar já na próxima segunda-feira (12).
As obras na Abem devem ser concluídas dentro do prazo maximo de 10 dias.
Já a Escola Gumercindo Paixão Fernandes deve voltar a funcionar no final de março.
Com estas informações checadas e apuradas, restabelecemos a verdade dos fatos e assim desmontamos mais um factoide, fica claro que a mentira tem pernas curtas e que a verdade sempre vai prevalecer.
Vale ressaltar que a educação municipal em Miranda do Norte vem se destacando e superando desafios e obstáculos com o reconhecimento dos órgãos nacional que confirmam o incontestável avanço, basta conferir que conforme dados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA, divulgados anualmente pelo MEC, o ensino fundamental em Miranda do Norte no ano de 2016 se destacou entre os demais municípios maranhenses. Indicadores que medem a qualidade do ensino público em todo o país mostraram que a educação fundamental vai muito bem no Município.
Prova aplicada no ano de 2016 a alunos do terceiro ano da Educação Fundamental, deu a Miranda do Norte a melhor média do estado no quesito ESCRITA (71,23); em LEITURA alcançou a invejável quinta posição (41,79) e em matemática ficou na cômoda vigésima quinta colocação (31,38).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.
Jornalista Abimael Costa