sexta-feira, 11 de maio de 2018

Miranda do Norte: inauguração do Ponto de Cultura Boi da Juventude movimenta meio cultural da região



Criado em 2008, com o objetivo de resgatar, fortalecer e dar visibilidade as atividades culturais do Bumba meu boi, o Coletivo Cultural Boi da Juventude de Miranda do Norte chega aos onze anos de fundação com uma vasta folha de serviços prestados a cultura maranhense. 

Em 2017, concorreu com cerca de 2800 grupos de todo Brasil, ao Prêmio Culturas Populares 2017, alcançando o honroso 2º lugar entre os 500 Selecionados em todo o pais. Além da premiação de R$ 10 mil reais, o Coletivo Cultural Boi da Juventude de Miranda do Norte foi reconhecido e certificado pelo MinC, por meio dos instrumentos da Política Nacional da Cultura Viva, como Ponto Cultura.

No sábado (12), o Coletivo realiza cerimônia de inauguração da sede do Ponto de Cultura. O evento que acontece às 17h, na Avenida do Comércio n 1447 - ao lado do almoxarifado da Prefeitura, deve reunir milhares de pessoas.

O reconhecimento, por parte do Estado do Coletivo Cultural Boi da Juventude como Ponto de Cultura representa muito para Miranda do Norte, já que certifica junto ao MinC a ação cultural continuada desenvolvida pelo coletivo cultural desde 2008.

O Coletivo chega a Ponto de Cultura pelo reconhecimento de sua importância em ampliar o diálogo com a comunidade em que está inserido, e sua capacidade de atuação social e transformação do território.

O reconhecimento garante ao Coletivo Cultural Boi da Juventude, chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias e permite que ele se articulem com os outros pontos da rede, a partir de afinidades temáticas ou de pertencimento a determinado território.

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

O Programa Cultura Viva está presente nos 27 estados brasileiros e em cerca de mil municípios. Desde sua criação, em 2004, o projeto alcançou reconhecimento nacional e se tornou uma referência para políticas culturais em vários países da América Latina. Até o ano de 2020 deverão ser fomentados mais de 10.498 pontos de cultura para atingir a meta de 15 mil pontos, previsto no Plano Nacional de Cultura.
.

O QUE: Inauguração da sede do Ponto de Cultura Boi da Juventude de Miranda do Norte

QUANDO: Sábado (12) - 17h

ONDE: Av. do Comércio, 1447 - ao lado do almoxarifado da Prefeitura

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas. Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado. Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado. Noticias qualquer um pode divulgam, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André