Miranda do Norte: inauguração do Ponto de Cultura Boi da Juventude movimenta meio cultural da região


Criado em 2008, com o objetivo de resgatar, fortalecer e dar visibilidade as atividades culturais do Bumba meu boi, o Coletivo Cultural Boi da Juventude de Miranda do Norte chega aos onze anos de fundação com uma vasta folha de serviços prestados a cultura maranhense. 

Em 2017, concorreu com cerca de 2800 grupos de todo Brasil, ao Prêmio Culturas Populares 2017, alcançando o honroso 2º lugar entre os 500 Selecionados em todo o pais. Além da premiação de R$ 10 mil reais, o Coletivo Cultural Boi da Juventude de Miranda do Norte foi reconhecido e certificado pelo MinC, por meio dos instrumentos da Política Nacional da Cultura Viva, como Ponto Cultura.

No sábado (12), o Coletivo realiza cerimônia de inauguração da sede do Ponto de Cultura. O evento que acontece às 17h, na Avenida do Comércio n 1447 - ao lado do almoxarifado da Prefeitura, deve reunir milhares de pessoas.

O reconhecimento, por parte do Estado do Coletivo Cultural Boi da Juventude como Ponto de Cultura representa muito para Miranda do Norte, já que certifica junto ao MinC a ação cultural continuada desenvolvida pelo coletivo cultural desde 2008.

O Coletivo chega a Ponto de Cultura pelo reconhecimento de sua importância em ampliar o diálogo com a comunidade em que está inserido, e sua capacidade de atuação social e transformação do território.

O reconhecimento garante ao Coletivo Cultural Boi da Juventude, chancela institucional importante para a obtenção de apoios e parcerias e permite que ele se articulem com os outros pontos da rede, a partir de afinidades temáticas ou de pertencimento a determinado território.

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

O Programa Cultura Viva está presente nos 27 estados brasileiros e em cerca de mil municípios. Desde sua criação, em 2004, o projeto alcançou reconhecimento nacional e se tornou uma referência para políticas culturais em vários países da América Latina. Até o ano de 2020 deverão ser fomentados mais de 10.498 pontos de cultura para atingir a meta de 15 mil pontos, previsto no Plano Nacional de Cultura.
.

O QUE: Inauguração da sede do Ponto de Cultura Boi da Juventude de Miranda do Norte

QUANDO: Sábado (12) - 17h

ONDE: Av. do Comércio, 1447 - ao lado do almoxarifado da Prefeitura

Comentários