Participe das ações pelo Dia Internacional em Memória às Vitimas de Trânsito








A Coordenadoria de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) participa neste domingo (18) de ação da Maçonaria Unida do Maranhão pela passagem do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. A ação acontece a partir das 9h, na Praça do Pescador (Avenida Litorânea), com uma vasta programação.


O roteiro inclui momento de oração, apresentação de coral, passeata com panfletagem, motocicletada e uma atividade da campanha nacional Pare, Pense e Mude, apoiada pelo Detran-MA. Na ocasião, haverá salto de paraquedistas e serão soltos 500 balões laranjas, lembrando as vítimas de acidentes de trânsito.


A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2005, estabelecida para o terceiro domingo do mês de novembro. O objetivo é lembrar os que foram vítimas do trânsito, além de chamar a atenção para o elevado número de mortes e acidentes e o risco potencial para todos os usuários das avenidas e estradas do país.


“Precisamos criar uma consciência da magnitude e do impacto das colisões de trânsito na família e na sociedade e prestar uma homenagem junto com a sociedade civil organizada, no caso a Maçonaria do Maranhão, às vítimas fatais, não fatais e suas famílias, servindo também para refletir sobre a violência no trânsito, suas causas e a necessidade de uma mudança de atitude”, destacou o diretor geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo.


Além dessa participação na ação da Maçonaria, o Detran-MA estará colocando mini-outdoors nas 10 avenidas de maior número de acidentes fatais da capital, como forma de conclamar toda a sociedade em prol dessa importante causa e da necessidade de uma reflexão sobre o tema.


Para o coordenador geral da campanha de Prevenção e Combate à Violência no Trânsito da Maçonaria do Maranhão, Lourival da Cunha Souza, que organiza a ação e perdeu uma filha em acidente de trânsito, o objetivo é proclamar a paz no trânsito.


“A vida não pode ser banalizada no trânsito, todos nós podemos e devemos dar a nossa contribuição, tanto as autoridades, quanto a própria sociedade”, ressaltou o coordenador.


A campanha já tem 17 meses de existência e conta com diversos parceiros, como A Legião dos Escoteiros do Maranhão, Samu, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Arquidiocese do Maranhão, Sistema Mirante de Comunicação, Jornal O Imparcial, Detran-MA, entre outros. O ato público é aberto à sociedade que é convidada a participar dessa reflexão pública e desse ato de reconhecimento da necessidade de mudança de postura para que os índices de acidentes diminuam.

Comentários