Sedihc cria Comitê Estudantil dos Direitos Humanos


A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc), por meio do Projeto “Cine Direitos Humanos nas Escolas: Um novo olhar para a cidadania” está implementando nas escolas da Rede Estadual de Ensino o Comitê Estudantil dos Direitos Humanos. A iniciativa faz parte da terceira etapa de execução do Projeto Cine Direitos Humanos nas Escolas.

O Comitê tem como um de seus principais objetivos, promover a articulação entre as políticas estaduais de educação e de direitos humanos nas ações desenvolvidas na escola, indicando os procedimentos para manter a temática contextualizada com as demais políticas públicas nesta área desenvolvidas pelo Estado.

Participam do Comitê, representantes das Secretarias de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) e Educação (Seduc), além de representantes dos pais de alunos, professores e dos próprios alunos. “Vale ressaltar que, na medida das necessidades serão criadas comissões temáticas de acordo com as discussões apresentadas. Nesse sentido, de forma bem simples e objetiva pode-se dizer que educar em Direitos Humanos trata-se de inserir no processo de formação, uma cultura dos direitos humanos”, destacou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira.

Para a Superintendente de Promoção de Direitos Humanos da Sedihc, Guadalupe Barros, a ideia é manter nos alunos uma visão mais crítica e tolerável acerca de direitos humanos. “O nosso trabalho se fundamenta em propor aos alunos uma opinião crítica, pensando na transformação dos valores, atitudes e relações sociais na qual as pessoas possam estabelecer relações estáveis e harmoniosas entre si e o mundo”, afirmou.

Projeto Cine Direitos Humanos

Com o objetivo de sensibilizar os alunos da rede estadual de ensino para a cultura dos direitos humanos a partir da utilização de práticas cinematográficas buscando uma visão crítica e positiva de cidadania, nasceu em 2011 o Projeto Cine Direitos Humanos nas Escolas: “Um novo olhar para a cidadania”, passando desde então a fazer parte do calendário fixo de atividades da Sedihc.

No ano de 2012, o projeto começou a ser executado em três escolas da rede estadual de ensino: U I Desembargador Sarney, U I Maria José Aragão e C E Benedito Leite, onde houve o lançamento do oficial do Projeto, além da divulgação das sessões de filmes nas escolas.

Em 2013, o Projeto foi desenvolvido nas escolas: U I Desembargador Sarney, C.E. Y Bacanga, C.E Benedito Leite, U.I Maria Aragão, C.E Lucia Chaves, onde foram debatidos temas diversos de acordo com a realidade apresentada. Dentre os temas discutidos, destaca-se: Direito à Educação, Direito à Mulher, Exploração do trabalho infantil, Gravidez precoce, Violência sexual e gravidez na adolescência, Adolescência, Juventude, Sexualidade, Homofobia, Fatores de riscos relacionados ao uso de drogas e Diversidade de Gênero.


Comentários