Fuga em massa da moderna unidade da FUNAC no Vinhais precisa ser explicada


















Adolescentes em conflito com a lei que cumprem medida de internação provisória no Centro de Juventude Canaã promoveram um motim no inicio da noite deste domingo (10) e segundo o CIOPS, vinte e um (21) fugiram da unidade. 

A fuga em massa causou pânico e muita confusão entre os moradores do bairro, principalmente aqueles que moram nas proximidades do Centro Canaã. Pacientes que aguardavam atendimento na UPA do Vinhais entraram em desespero com a noticia da fuga em massa. dois dos fugitivos teriam tomado de assalto um veículo Toyota Etios e empreendido fuga. Segundo a FUNAC, na sexta-feira (8), 99 adolescentes cumpriam internação provisoria no Centro de Juventude Canaã.  

Motins e confusões nas unidades da FUNAC infelizmente são fatos cada vez mais comuns e corriqueiros, no dia 28 de março através de nota a instituição confirmou um principio de tumulto na Centro de Juventude Canaã, no dia 13 do mesmo mês, outro tumulto foi comunicado, agora na Unidade Alto da Esperança.

A FUNAC precisa explicar a sociedade como 21 adolescentes promovem um motim e conseguem promover uma fuga em massa de uma unidade moderna, recém inaugurada, onde foram investidos recursos da ordem de R$ 4.206.140,48 nas obras de reforma, ampliação e modernização.  Construída sob os rígidos padrões arquitetônicos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), a unidade conta com 42 alojamentos individuais, com banheiros, circuito de videomonitoramento, com 32 câmeras e cabeamento estruturado (voz e dados). O muro de 5 metros de altura é protegido por cerca em aço galvanizado e instalação de grades de proteção nos alojamentos.

A unidade abriga adolescentes em conflito com a lei que passam por atendimento inicial e internação provisória para em seguida cumprir medida socioeducativa, em atenção ao art. 108 (ECA) que dispõe que a internação, antes da sentença, pode ser determinada pelo prazo máximo de quarenta e cinco dias.

Instalado na Rua 93, s/n- no Vinhais em São Luís, o Centro de Juventude Canaã, passou recentemente por obras de reforma, ampliação e modernização, onde foram investidos recursos da ordem de R$ 4.206.140,48, o Centro é a primeira unidade ressocializadora de jovens infratores do Maranhão que segue os padrões arquitetônicos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), criado por Lei Federal.

Coordenado pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), O Centro conta com 42 alojamentos individuais, com banheiros, sendo dois alojamentos exclusivamente para pessoa com deficiência física, áreas para realização de atividades multidisciplinares, ginásio poliesportivo coberto, área de convivência, pátio de convivência para receber visitas ao ar livre, centro ecumênico para manifestações religiosas e auditório para eventos, sistema de combate a incêndio, pânico e saídas de emergência, circuito de videomonitoramento, com 32 câmeras e cabeamento estruturado (voz e dados). O muro foi levantado com 5 metros de altura protegido por cerca em aço galvanizado e instalação de grades de proteção nos alojamentos.

NOTA TUMULTO CANAÃ – 28.03.2016

A Fundação da Criança e do Adolescente [Funac], órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular [Sedihpop], informa que, na madrugada de ontem, um grupo de adolescentes de internação provisória, do Centro de Juventude Canaã, no bairro do Vinhais, inconformados com a postura agressiva de um dos internos, iniciaram um princípio de tumulto.

Para conter a confusão e evitar maiores danos, a Polícia Militar foi acionada”. A Fundação informa, ainda, que seis adolescentes tiveram lesões leves e foram socorridos imediatamente. Por fim, a Funac esclarece que todas as providências necessárias foram tomadas: apoio da Polícia Militar, comunicação ao Sistema de Segurança e Justiça, registro de ocorrência, exame de corpo delito e procedimentos internos para apuração administrativa do ocorrido.


Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) – Nota


A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), informa que na noite de hoje (13) um adolescente em cumprimento de medida de internação na Unidade Alto da Esperança ateou fogo em um colchão. Outros três adolescentes passaram mal com a fumaça produzida. A gestão da Funac acionou o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). Duas viaturas se encontram no local e um carro do Corpo de Bombeiros. O incidente já foi contornado e não houve maiores prejuízos. Os adolescentes que passaram mal receberam pronto atendimento. Não há feridos e não houve fuga.

São Luís/MA, 13 de março de 2016

Elisângela Cardoso
Presidenta da Funac

Comentários