quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Finalista do Prêmio Internacional de Poesia Literatura & Fechadura, Paulo Rodrigues é um poeta em pleno voo criativo



O poeta Paulo Rodrigues está de volta ao palco internacional da poesia , desta vez com mais um feito inédito. Paulo é o único e o primeiro maranhense a chegar a final do Prêmio Internacional de Poesia Literatura & Fechadura, com o livro inédito, Cinelândia. O certame reúne escritores da língua portuguesa dos cinco continentes. 

Destaque recente do famoso quadro "Mirante Literatura", no Bom Dia Mirante por conta de seus grandes e notáveis feitos literários, o poeta Paulo Rodrigues representa com muito orgulho, destemor e sobriedade o município de Santa Inês, o Vale do Pindaré e o Maranhão hoje em destaque na vitrine internacional da literatura. Parabéns ao nobre confrade Paulo Rodrigues. 

O resultado final do prêmio sairá em dezembro. A premiação consiste em edição e distribuição do livro vencedor por editora de reconhecimento nacional.

“O Maranhão é destaque na literatura. Salgado Maranhão e Samuel Marinho são finalistas do Jabuti 2020. Eu, finalista do Literatura e Fechadura de São Paulo. É uma alegria imensa representar o estado de Gonçalves Dias, Nauro Machado, Ferreira Gullar, Luiza Cantanhêde, na literatura nacional e internacional” declara o poeta Paulo

O intelectual maranhense vem mostrado fôlego na vida literária brasileira através de uma produção literária instigante e experimental. 

"tenho trabalhado duro para ampliar o meu campo semiótico, de maneira que eu possa ampliar aminha sintaxe. Escrever é a experiência de quebrar vidraças" concluí Paulo Rodrigues. 


Natural de Caxias no Maranhão, mas santa-inesense de coração e por adoção, o professor, poeta ,escritor, militante cultural, árduo defensor das liberdades individuais e do estado democrático de direito e ex-secretário Municipal de Educação de Santa Inês, Paulo Rodrigues dos Santos Filho foi premiado no Concurso Internacional de Literatura 2019, promovido pela União Brasileira de Escritores, no Rio de Janeiro, em solenidade de premiação realizada na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, em de outubro de 2019.

Membro efetivo da Academia Poética Brasileira, que contempla poetas de todo o país, é ensaísta e desenvolve uma pesquisa sobre a poesia contemporânea do Maranhão. Dois de seus livros publicados pela editora Penalux de São Paulo, são trabalhados pelo país: O Abrigo de Orfeu e Escombros de Ninguém.

Professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino, Paulo Rodrigues leciona no Centro de Ensino Francisco das Chagas Vasconcelos (município de Pindaré-Mirim).

Paulo Rodrigues conta que a paixão pela literatura nasceu ainda na quinta série (antigo ginásio), no Centro de Ensino Inês Galvão (em Santa Inês), com o professor Pedro Filho, que encantava os alunos com a leitura e análise de Machado de Assis, Guimarães Rosa e Castro Alves.

“Comecei a escrever naquele momento. Nunca mais parei. Lancei meu primeiro livro com 15 anos de idade, cujo título é: amor se poeta. Não venho de uma família de escritores. Perdi meu pai muito cedo. Tive que trabalhar e estudar como todos os excluídos do Brasil. Agarrei-me aos livros como salvação. O universo burguês só respeita o dinheiro ou o capital cultural, isto sempre esteve claro para mim. Sou um apaixonado pela poesia, mas escrevo crônicas e ensaios”, revelou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa