ABUSO DE PODER OU CENSURA ? PROFESSORA É EXONERADA POR PUBLICAR FOTOS DENUNCIANDO ESCOLA

Autoritarismo ? Abuso de poder ? ato ditatorial ? como classificar a atitude da Secretaria de Educação de Imperatriz que exonerou uma professora por ela ter publicado em sua página pessoal no Facebook fotos denunciando a situação de abandono em que estavam expostas as crianças. as fotos já foram vistas, comentadas, compartilhadas e comentadas por milhares de pessoas.
Será que estamos voltando aos tempos da ditadura, da censura e do velho cala boca?
com a palavra o ministério publico.
Qual sua opinião sobre este caso ? 
Veja aqui as fotos e entenda o caso: 




Professora é afastada de cargo após denunciar situação de escola


Uiliene Araújo Santa Rosa de 24 anos, professora de História do Colégio Municipalizado Guilherme Dourado, localizado no Parque São José em Imperatriz-Ma, publicou em 12 de outubro desta ano,04 fotos na rede social Facebook, denunciando a situação de abandono em que se encontrava a escola, as fotos mostrando alunos fazendo prova embaixo de guarda-chuvas, vários buracos no teto da sala, que estava comprometido, além de poças no piso. A repercussão foi imediata, e as fotos rapidamente se tornaram viral na rede social, sendo compartilhadas, curtidas e comentadas por milhares de pessoas.

A professora foi surpreendida nesta quinta-feira (25), com o comunicado de seu afastamento da escola e  nesta sexta-feira (26), ela teve seu contrato de trabalho rescindido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, por atos de conduta incabível.

A notícia do afastamento da professora foi divulgada por ela própria em sua página no Facebook, o que causou a indignação de muitos outros usuários.

Segundo ela, a decisão da escola representa uma punição, por conta da divulgação das fotos. “Depois que eu postei as fotos, todos os funcionários da escola deixaram de falar comigo. Todos passaram a me tratar com hostilidade, indiferença. Foi aí que eu percebi que tinha alguma coisa errada”. De acordo com a professora, a escola também já havia advertido os alunos para que não compartilhassem as fotos publicadas.

A medida abusiva e intolerante foi tomada pela direção da escola dias após a publicação das fotos na página pessoal da professora, nas redes sociais.

Segundo a professora, no momento da postagem das fotos a escola não foi identificada. “Era apenas um desabafo da minha insatisfação com a condição das salas de aula”, declarou.

Ainda segundo a professora, a própria diretora da escola, Ivone Carvalho Milhomem, a informou sobre seu afastamento. “A diretora me chamou na sala dela e disse que minha conduta não era compatível com as normas da escola. Que eu seria afastada e ficaria à disposição da Secretaria de Educação”.

“Fui punida pela publicação das fotos e isso não é justo. É o tipo de coisa que acontecia na época da ditadura, mas estamos em uma democracia, não é? Ela [a diretora] não está agindo como uma gestora. Está tratando a escola como propriedade privada, mas a escola é de propriedade pública, é do município. Acredito na liberdade de expressão e em formar alunos com uma visão crítica, que não se conformem com as coisas do jeito que elas estão. Cresci vendo meu pai e meus professores reivindicando os direitos de educação e aprendi a dar valor a ela, então não poderia ficar de braços cruzados frente a essa situação”, relatou a professora.

"Que tipo de pessoa atende pelo nome de "educadora" e simplesmente esquece o sentido básico da educação? Por que escancarar a precariedade de um lugar sem condições mínimas pra ser chamado de "Escola" é motivo para sanções?", comentou a usuária Mayara Costa sobre a medida tomada pela direção da escola.

“Isso foge a tudo que li sobre a Constituição, sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Afora isso é uma afronta à educadora que ousou denunciar esse fato!”, comentou o usuário Magno Urbano.

Zeziel Ribeiro da Silva, que é secretário de Educação do município,  disse que a medida foi tomada porque a professora procedeu de forma errada.

Em contato com o portal de noticias G1, o secretário municipal de Educação, Zeziel Ribeiro da Silva, confirmou a demissão da professora. De acordo com ele, Uiliene Araújo Santa Rosa é seletivada e seu contrato foi rescindido após a postagem da situação da escola nas redes sociais. O secretário afirmou que o episódio foi isolado e que a escola, que fica no parque São José, um bairro da periferia de Imperatriz, tem um dos melhores prédios entre as municipalizadas da cidade.

Ainda segundo o secretário, uma ventania ocorrida logo após a eleição destelhou a sala mostrada nas imagens e que no dia em que as fotos foram tiradas uma prova seria realizada, mas que a professora poderia ter evitado a situação. Zeziel alegou que em nenhum momento a professora procurou a direção da escola ou mesmo a Secretaria de Educação para denunciar o caso. Ele afirmou, ainda, que a demissão foi comunicada ao prefeito Sebastião Madeira, que autorizou o procedimento.

O secretário alegou que problemas internos não deveriam ser tratados em redes sociais e que a funcionária, efetivada há quatro meses, procedeu de forma errada. Ele afirma que não há perseguição contra a professora e que a medida administrativa também seria tomada em relação a outro funcionário que cometesse o erro.


Comentários

  1. Cruz credo, quer dizer que não se pode denunciar, sem avizar que vai denunciar? ou pior, o errado é o denunciante, por ter cobrado algo que de acordo comas imagens, estavam faltando? Infelismente, essa é a trite realidade do Maranhão inteiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa