NOTA da Funac não consegue explicar fuga em massa do Centro de Juventude Canaã

A NOTA divulgada pela Funac na manhã desta segunda-feira (11), nada acrescenta sobre a fuga em massa ocorrida ontem no moderno Centro de Juventude Canaã localizado no Vinhais, de onde fugiram 21 adolescentes em conflito com a lei na noite de domingo (10). Fuga em massa da moderna unidade da FUNAC no Vinhais precisa ser explicada

O CIOPS já havia informado ainda na noite de ontem que 21 jovens haviam se evadido do local e que 11 foram recapturados por policiais militares, o veículo Toyota Etios tomado de assalto por cerca de 10 adolescentes em fuga, foi encontrado em uma área de invasão nas proximidades da sede do Sampaio Correa.

O que a nota não diz, é como uma fuga em massa ocorre em uma unidade que dispõem de moderno aparato de segurança, e que passou recentemente por uma reforma milionária, onde foram investidos recursos da ordem de R$ 4.206.140,48. Com 42 alojamentos individuais, sistema de combate a incêndio, pânico e saídas de emergência, circuito de videomonitoramento, com 32 câmeras e cabeamento estruturado (voz e dados). O muro com 5 metros de altura protegido por cerca em aço galvanizado e instalação de grades de proteção nos alojamentos, é impensável que fatos como esse aconteçam e não exista uma explicação plausível e lógica.   

Apenas afirmar que existem indícios de omissão de servidores,  e que estes indícios estão sendo apurados, é muito pouco ou quase nada frente a gravidade dos fatos. Tentar amenizar ou esconder o clima de terror vivido na noite deste domingo ão é o melhor caminho, a sociedade exige transparência e respostas imediatas de quem de direito. 

NOTA – Fundação da Criança e do Adolescente

11 de abril de 2016

A Funac informa que na noite de domingo, 10, houve a fuga de 21 adolescentes infratores de uma de suas unidades. Desses, 11 já foram apreendidos, na mesma noite.

Continuam as providências para que os demais sejam localizados. Há indícios de omissão de servidores, que está sendo apurada para que haja a adequada punição prevista em lei.

São Luís, 11 de abril de 2016.

Fundação da Criança e do Adolescente (Funac)

Comentários