Governo vai concluir nos próximos dias a ponte sobre o rio Grajaú, diz Rezende





O deputado Stênio Resende (PMDB) anunciou nesta quarta-feira (29), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa, que o governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) vai concluir, nos próximos dias, a ponte sobre o Rio Grajaú, que interliga os municípios de Vitorino Freire, Altamira do Maranhão e Brejo de Areia.



O parlamentar lamentou que a obra, que começou a ser feita em 2009, ainda não foi concluída. Segundo ele, a ponte é uma antiga reivindicação da população de Vitorino Freire, Altamira e Brejo de Areia, que reclama do isolamento e das dificuldades de acesso aos municípios, principalmente no inverno.



O deputado lembra que houve um forte movimento, entre as cidades de Vitorino Freire e Altamira do Maranhão, por causa da ponte sobre o Rio Grajaú que caiu em 2009. Ele garante que o movimento foi patrocinado pelo deputado federal Domingos Dutra (PT) e pelo ex-deputado federal Simplício Araújo (PMDB) e por algumas lideranças de Vitorino Freire.



Segundo Stênio, a ponte sobre o rio Grajaú foi feita há alguns anos, muito curta e estreita, com apenas 85 metros. Resende informa que a extensão da ponte foi insuficiente para ligar os dois lados do rio, que constantemente sofre com problemas de assoreamento, provocado pelo desmatamento das margens.



O parlamentar lembra em 2009, no povoado Furo, mais conhecido como São João do Grajaú, o rio provocou uma grande enchente, derrubando a maior parte da ponte e deixando a população das cidades de Altamira e Brejo de Areia isolada. “É lamentável que a ponte ainda não tenha sido concluída pelo governo do Estado”, disse.



De acordo com Stênio, no mesmo rio Grajaú, entre Vitorino Freire e o povoado de Juçaral Mirim, que dá acesso à cidade de Santa Inês, existia também outra ponte de 85 metros na localidade Matinha, mas esta também caiu em 2010. “Isso prova que a ponte de 85 metros era inviável, pois foram desperdiçados recursos do governo do Estado e do governo federal”, observa.



Resende garante que a governadora licitou e a empresa Edeconsil está executando a obra, que realmente está um pouco atrasada, porque a ponte deveria ser concluída em 2011. “Fomos informados que dentro de poucos dias a construtora irá concluir a ponte sobre o rio Grajaú, uma obra desejada, o sonho da nossa população”, afirmou.



No final do pronunciamento, Stênio lamentou que, em 2009, perdeu um grande amigo e companheiro no rio Grajaú, o comprador de gado Jailton Ferreira Cavalcante, que não sabia nadar e morreu afogado, quando atravessava o rio em uma canoa superlotada. “Vou continuar cobrando a conclusão da ponte”, promete.

Comentários