PRF usa radares móveis nas rodovias Maranhenses em operação Carnaval 2012





Radares móveis podem ser instalados em qualquer ponto das rodovias sem nenhuma  placa de sinalização alertando a sua localização. 






Vias urbanas e rodovias Brasileiras não são mais obrigadas a ter placas alertando para a existência de radares fixos e móveis. Uma resolução do Conselho Nacional de Transito (Contran) que está vigorando desde o dia 22 de dezembro do ano passado derrubou a exigência. 
   As placas de velocidade máxima continuam existindo. Na cidade, elas são obrigatórias nas vias fiscalizadas . na estrada, quando não houver aviso, valem os limites previstos no código de Transito Brasileiro, de limite máximo de 110km/h para carros, caminhonetes  e motos.
   A norma do Contran mudou ainda a exigência de estudo prévio para radares móveis em rodovias. Agora, qualquer ponto da rodovia pode ser  fiscalizado. Além disso os Radares podem ser instalados mesmo mesmo em trecho de rodovias sem sinalização da velocidade máxima permitida. "Os radares móveis servem para resolver problemas pontuais, como obras e operações de feriados, que exigem a fiscalização imediata, mas não necessariamente permanente"  explica o conselheiro Jerry Dias, do Contran. 
  O argumento do Contran  para a mudança é tentar reduzir o numero de acidentes, já que muitos motoristas aproveitavam o aviso dos radares para ultrapassar para ultrapassar o limite de velocidade máxima permitida em pontos não cobertos pelo equipamento. E, pior, quando avistam o radar, freiam bruscamente. 
 " Algumas pessoas falam que a mudança visa colaborar com a 'Indústria das multas', mas para nossa visão, do Contran, só existe indústria de multa quando há infratores. Quem dirige dentro da lei não corre o risco de tomar multa. As velocidades máximas devem ser respeitadas pela própria segurança das pessoas. Cabe ao cidadão fazer sua parte" Afirma Dias.

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