Ricardo Murad vai a Timon para definir as ações e investimentos que irão transformar o município em um grande centro de atenção à saúde no Maranhão.


Ricardo Murad vai a Timon para definir as ações e investimentos que irão transformar o município em um grande centro de atenção à saúde no Maranhão.


A equipe de profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Timon iniciou, nesta quarta-feira (29), o período de treinamento interno que antecede a abertura do atendimento à população, até o final do mês de março. Acompanhado da prefeita Socorro Waquim, dos deputados Alexandre Almeida e Sétimo Waquim, o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, cumpriu uma extensa agenda para definir as ações e investimentos que irão transformar o município em um grande centro de atenção à saúde no Maranhão.
Ao chegar à UPA, Ricardo Murad vistoriou todas as instalações da unidade que, assim como as outras sete já inauguradas e em funcionamento no estado, vão dar à população de Timon o pronto-atendimento que os pacientes necessitarem, desde os casos de febre alta, diarréia e pressão alta, até os de acidente vascular cerebral (AVC) e paradas cardíacas, até serem encaminhados para os hospitais de referência.
“O que estamos fazendo em Timon faz parte de uma revolução na saúde pública do Maranhão, e todos os funcionários desta unidade entram agora nesse novo modelo de assistência pautado no companheirismo, no profissionalismo e no humanismo”, declarou Ricardo Murad aos profissionais da UPA de Timon.
No encontro com a equipe, ele detalhou todos os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo do Estado, por meio do Programa Saúde é Vida, e ressaltou que as UPAs atendem milhares de pessoas na ilha de São Luís, em Coroatá e em Imperatriz.
Ele informou aos presentes que, paralelamente ao treinamento que os funcionários farão nos próximos dias, o estado assinará protocolos e contratará serviços, em Timon e em Teresina, para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes da UPA. “Esta unidade tem a capacidade de atender até 350 pessoas por dia, que passam a ser de total responsabilidade do sistema estadual”, declarou ele.
“Esta UPA é o tão sonhado pronto-socorro que Timon precisava, pois dará garantia da estabilização de emergência para que o paciente tenha sucesso em seu tratamento”, declarou a prefeita Socorro Waquim. Ela acompanhou o secretário Ricardo Murad nas reuniões em que foram discutidas as referências hospitalares que darão suporte à UPA de Timon.
Ao sair da UPA, o secretário visitou o Hospital Regional Alarico Pacheco, que após uma ampla reforma passará a contar com modernos centros cirúrgicos e 20 leitos de UTI, e o Hospital e Maternidade de Timon, onde pretende contratar serviços que servirão de retaguarda para a Unidade de Pronto Atendimento.  Em seguida ele e sua comitiva foram a Teresina, onde foram recebidos pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luís Airton, com quem discutiram o atendimento de pacientes encaminhados pela UPA de Timon. Na reunião ficou acertado um novo encontro, para a próxima semana, onde será definido um protocolo entre a Secretaria de Estado de Saúde e o município de Teresina, visando a transferência de pacientes cardíacos ou neurológicos.
Nesta quinta-feira (1º), às 9h, Ricardo Murad estará em São João dos Patos, onde também autorizará o início do treinamento dos profissionais que atenderão na UPA daquele município. No sábado, a visita será à UPA de Codó, onde vai ser adotado o mesmo procedimento. Com a inauguração dessas três unidades, ainda neste mês de março, o estado estará com todas as 10 UPAs do Programa Saúde é Vida em pleno funcionamento.

Comentários