São Luís, onde o novo e o velho se harmonizam






Centro Histórico de São Luis. Prédios que datam do século XVII, refletem um pouco da história



"Cidade de todos". Diz o slogan que a Prefeitura de São Luís escolheu e que caiu como uma luva naquilo que a famosa Ilha do Amor representa. Quatro dias na capital dos azulejos não foram suficientes para todas as descobertas que ela tem a oferecer, mas mostraram como ela se prepara para entrar ainda mais linda e soberana nos seus 400 anos, em setembro próximo. 
Em São Luís, o moderno e o tradicional se misturam e se harmonizam, seja na construção civil, que transforma a cidade com um boom de novos prédios e hotéis luxuosos, seja na preservação da cultura popular ludovicense, viva na tradição de um carnaval capaz de agradar a todos os gostos. 
Tem de tudo na dita"cidade de todos". Do desfile dos blocos tradicionais, na passarela do samba (avenida Anel viário), aos bailes tradicionais, festas cheias de jovens com as bandas locais e regionais;  como também do carnaval de rua, com seu colorido e alegria secular, realizado no circuito do bairro Madre Deus. Claro que como toda grande cidade brasileira São Luís vive problemas estruturais e de segurança, mas grandes investimentos estão transformando a capital do Maranhão e pressionando cada vez mais o poder público a organizar a cidade, que é patrimônio Cultural e Histórico da Humanidade.
Para quem conhece e para quem ainda não conhece São Luís um conselho: é preciso apagar completamente a imagem de cidade suja e de um centro histórico mal preservado, "fedendo a xixi". Um forte trabalho do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Governo do Estado e Prefeitura Municipal está sendo realizado para garantir a conservação dos mais de 3 mil prédios, muitos ainda do século 17. 
O turista que procurar São Luís em qualquer época do ano não irá se arrepender. Além das visitas ao centro histórico na "antiga São Luís", que respira nossa História e Cultura em seus azulejos seculares, passeios de barco e praias, que apesar de serem próximas do Centro, são tranquilas e ideais para curtir em família. A culinária típica e as misturas de pratos de outros estados, como a carne de sol do Piauí, também proporcionam uma viagem gastronômi-ca. Não podem faltar no cardápio da viagem o arroz de cuxá e o baião dois de risoto no restaurante Maracangalha, delicioso e de porções fartas. 
Para os adoradores de frutos do mar no restaurante Dom Sebastião está a mais tradicional Mariscada da Ilha. Na praia de São Marcos as barracas padronizadas proporcionam um dia de muito lazer e qualidade no atendimento. Cerveja gela-díssima e peixe frito da Nova Casa da Peixada são uma boa pedida. As opções de hospedagem estão para todos os gostos, objetivos e bolsos. Das pousadas rústicas, simples, mas aconchegantes no centro histórico a hotéis luxuosos como o Luzeiros, que tem localização privilegiada e um vasto público.  Outro hotel muito procurado para a hospedagem de famílias inteiras é o Pestana.

FONTE:
Diário do Povo do Piauí

Comentários