Câmara técnica discute pacto nacional pelo enfrentamento à violência contra a mulher




 Encerra, nesta quarta-feira (21), o primeiro encontro de 2012 da Câmara Técnica Estadual de Monitoramento do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher (Semu).




O encontro reunirá gestoras municipais de organismos de políticas para as mulheres dos municípios que aderiram ao Pacto Nacional. O evento reúne, também, representantes estaduais das Secretarias de Estado de Segurança Pública, Educação, Cidades, Igualdade Racial e Direitos Humanos e o juiz titular da Vara Especializada de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Nelson Moraes Rêgo.

“A nossa intenção é retomar as atividades de monitoramento e avaliação do Pacto Nacional no âmbito do estado e dos municípios e trabalhar na releitura do Pacto para o período de 2012-2015", declarou a secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, que apresentou um balanço das ações que vem sendo executadas no Maranhão, através do Projeto "O Maranhão no Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, financiado com recursos do Pacto.







Câmara Técnica

A Câmara Técnica Estadual constitui o espaço de planejamento e execução das ações, dos avanços e dos desafios para a implementação do Pacto Nacional no âmbito estadual e de avaliação política do processo. No sentido de dar conta da complexidade do fenômeno da violência contra a mulher, a Câmara Técnica deve ser marcada pela intersetorialidade, tanto no que se refere à representação de diferentes setores, como no que se refere à definição de ações que incluam os diferentes atores sociais envolvidos no enfrentamento do problema. Uma das competências fundamentais desta Câmara é a constituição/fortalecimento/monitoramento da rede estadual de atendimento local às mulheres em situação em situação da violência.














Comentários