Conselho de secretários de Estado debate 64ª SBPC e Programa Água Para Todos






As ações de apoio à 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Programa Água Para Todos foram temas da III reunião do Conselho de Gestão Estratégica das Políticas Públicas de Governo este ano, ocorrida nesta sexta-feira (23), no Palácio Henrique de La Rocque. O vice-governador Washington Luiz Oliveira abriu a reunião, depois conduzida pelo secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha. O encontro contou com a participação de secretários e gestores estaduais.

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão, apresentou as ações que estão sob a responsabilidade do Governo do Estado para a realização da 64ª Reunião da SBPC, que acontecerá de 22 a 27 de julho, no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma). O evento integra as comemorações dos 400 anos de São Luís.

“Essa é a primeira vez que o governo estadual participa da SBPC com um estande que está sendo preparado em conjunto por todas as secretarias, para apresentar programas desenvolvidos no Maranhão”, declarou a secretária. Ela disse que a parceria com a Ufma teve início ano passado e está sendo fortalecida para que a SBPC seja um sucesso.

Olga Simão considera fundamental que cada secretaria prepare o seu material de divulgação e também pediu o envolvimento de todos nas ações de apoio. “É importante que todos se envolvam nesse processo, pois essa reunião vai divulgar o Maranhão, seremos o centro de atenção do mundo científico e intelectual”, ressaltou.



Água Para Todos
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Cláudio Azevedo, apresentou as ações do Programa Água Para Todos que está sendo implantado no Maranhão pela Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), em parceria com o governo estadual, por meio da Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima).

“Já instalamos a primeira cisterna, no povoado Morro Grande, em Matões do Norte”, anunciou o secretário. Ele disse que, além das 4.302 cisternas em fase de implantação em 14 municípios maranhenses, outras 25 mil já estão garantidas pela Codevasf. “Estamos fazendo um levantamento das demandas maranhenses para serem incluídas no programa”, revelou Cláudio Azevedo.

Além da construção de cisternas, o Programa Água para Todos prevê a instalação de kits de irrigação, poços artesianos, pequenas barragens e outras ações que visam não só promover o acesso à água para consumo humano, mas também para a produção agrícola.

Inicialmente, os municípios a serem atendidos pelo programa são: Matões do Norte, Viana, Miranda do Norte, Vitória do Mearim, Arari, Anajatuba, Pirapemas, Cantanhede, São Mateus, Alto Alegre, Peritoró, Coroatá, Codó e Capinzal do Norte.

Os municípios que não estão inseridos nas bacias hidrográficas dos rios Parnaíba, Mearim e Itapecuru, área de atuação da Codevasf, serão atendidos por meio de convênio assinado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e o Ministério do Desenvolvimento Social (Sedes), órgão que também executa as ações do Programa Água para Todos

Comentários