A deputada Vianey Bringel (PMDB), cobra pressa na emissão do cartão do Sistema Único de Saúde

Foto Materia


A deputada Vianey Bringel (PMDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (12), para cobrar de todos os 217 prefeitos e secretários municipais providências, urgentes, para agilizar a emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população do Maranhão.

Para Vianey, o cartão do SUS é necessário porque o governo federal já alertou que a partir do dia primeiro de março, os procedimentos do SUS só podem ser feitos com a apresentação do documento, cuja emissão é de responsabilidade das prefeituras municipais.

A parlamentar soube que algumas prefeituras municipais estão dificultando emissão do cartão SUS. Segundo ela, algumas secretarias municipais estão emitindo apenas 10 cartões por dia. “O ideal é que os documentos sejam emitidos em tempo integral. Muita gente está sendo prejudicada”, reclama.

O CARTÃO

Cartão SUS é um documento pessoal, que identifica o usuário do SUS. O cartão SUS contêm informações pessoais e dados sobre procedimentos clínicos que já foram realizados, para quem faz uso de medicamentos, principalmente de alto custo, com ele também poderá agilizar o processo para se beneficiar do atendimento do Sistema Único de Saúde.

Quando for a uma unidade de saúde pública, é por meio do cartão do SUS, que o paciente será atendido e, através dele, o SUS poderá ver todos os seus dados, inclusive prontuários e procedimentos que foram realizados para o paciente. Os dados ficam disponíveis na rede do SUS e pode ser acessado em qualquer parte do país.

O sistema é atualizado sempre, sendo assim, será possível que o médico saiba o que já foi feito com aquele usuário.

A integração do Sistema de Saúde é essencial, por que emite um histórico confiável do paciente (importante para o médico), diminui a possibilidade de fraudes, pois quando é feito um atendimento ou um pedido de medicamento, deve-se indicar pra quem eles foram destinados.

Quem ainda, não possui o cartão do SUS, deve ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Para o cadastro na UBS, é necessário os seguintes documentos: RG, CPF, número de PIS/Pasep (se tiver) e comprovante de endereço.

O cartão SUS agilizará marcações de consultas e exames, o acesso à medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde.






Comentários