Escola Aberta inicia atividades na rede estadual de ensino



A partir deste mês de março, 10 colégios da rede pública estadual, localizados em São Luís, abrirão nos finais de semana, para oferta de cursos e oficinas destinadas à comunidade do entorno. A ação faz parte do Programa Escola Aberta, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da secretaria Adjunta de Projetos Especiais (Sape), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

O programa oferece atividades nos finais de semana promovendo espaços para o exercício da cidadania, a organização comunitária e a aproximação entre comunidade e escola, com o reconhecimento e respeito aos diferentes saberes.

As escolas promovem, aos sábados e domingos, cursos e oficinas nas áreas de arte e cultura; esporte, lazer e recreação; formação inicial para o trabalho e/ou geração de renda; e educação complementar. Entre as unidades que participam do programa, estão CE Roseana Sarney, UI Y Bacanga, UE Maria Elisa A. Silva, UE Cruzeiro de Santa Barbara, UE Juvêncio Matos, UI Maria José Aragão, CE Sete de Setembro, CE Maria do Socorro Almeida, CE Benedito Leite e CE Barjonas Lobão.

A coordenadora do programa, Tânia Lamar, explicou que as escolas devem oferecer pelo menos uma oficina, seguindo orientação do MEC. Ela ressaltou que o objetivo do programa é contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz.

“O Escola Aberta busca fortalecer a integração entre escola e comunidade, ampliar as oportunidades de acesso a espaços de promoção da cidadania e contribuir para a redução da violência escolar em unidades localizadas em regiões de risco e vulnerabilidade social”, destacou.

Comentários