Escola Técnica do SUS capacita profissionais da saúde‏

Aliar teoria à pratica quando o assunto é formação em saúde é essencial. É desta forma que atua a Escola Técnica de Saúde do Sistema Único de Saúde (ETSUS) no Maranhão. Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a instituição vem contribuindo, há nove anos, para a formação e capacitação de funcionários da rede SUS.



Um exemplo é a realização de estágios supervisionados em diversas unidades de saúde do Estado. O Hospital Nina Rodrigues, uma destas unidades, está recebendo alunos do curso de Técnico em Enfermagem da escola.

Com uma metodologia que une ensino e prática, a ETSUS promove a formação de profissionais que já atuam na rede SUS. É assim com os alunos que estão estagiando no Nina Rodrigues e cujo curso tem duração de 18 meses. Condutores/Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), eles viram no curso uma oportunidade de aumentar seus conhecimentos e, com isto, contribuir para a melhoria do atendimento à população. O curso é uma parceria entre a ETSUS e a Prefeitura de São Luís.

A enfermeira e professora Aracy Santos, uma das coordenadoras do estágio da ETSUS, explicou que, além de conhecer as dependências do hospital, no estágio supervisionado, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o ambiente da psiquiatria. “Aqui eles podem desmistificar algumas coisas, perder preconceitos e aprender a lidar com estes pacientes”, disse.

Ela explicou que um dos diferenciais da escola é o fato de trabalhar teoria e prática juntas. “Como nossa clientela já atua na área de saúde, nossa formação é focada também no trabalho de campo, na prática”, atestou.

O condutor/socorrista Wellington Dorneles concordou. “Mesmo tendo sido treinado para atuar como condutor/socorrista tínhamos dificuldade em realizar alguns procedimentos. Com o curso estamos melhor capacitados”, diz. Robert Santos destaca que a formação influi na integração da equipe que compõe as unidades do Samu. “Hoje podemos falar a mesma linguagem”, disse o aluno.



Escola

No Maranhão, a Escola Técnica do SUS é vinculada à SES. Criada em 2003, pelo Decreto nº 20.217, a ETSUS atua de forma descentralizada em todo o estado do Maranhão com profissionais da área da educação e saúde que têm autonomia administrativa, pedagógica e política para acompanhar o desenvolvimento das atividades nos municípios.

A instituição compõe uma rede nacional de 36 escolas públicas de saúde e atualmente oferece Curso Técnico em Enfermagem com quatro turmas em São Luís e seis turmas nas cidades de Alcântara, Balsas, Coroatá, Chapadinha e Buriti.

Entre os cursos concluídos destaque para a etapa formativa I, do Curso Técnico Agente Comunitário de Saúde que contemplou 216 municípios e qualificou 14.152 profissionais; Técnico em Saúde Bucal , realizado em São Luís, mas que abrangeu os municípios de Morros, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Mata-Roma e Raposa e formou 73 técnicos em 2011.

Este ano, a escola oferecerá os cursos de Técnico em Hemoterapia, Técnico em Radiologia e Técnico em Vigilância em Saúde. De acordo com a direção da escola as aulas serão iniciadas assim que for concluído o processo de autorização do Conselho Estadual de Educação. Além destes a escola ofertará ainda o curso de Técnico em Saúde Bucal. Este mês começam as aulas do curso de Aperfeiçoamentos em maternidade, UTINeo e Atenção Primária.





Comentários