Fapema abre edital para apoio a 64° SBPC






A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) está disponibilizando, por meio de edital, R$ 250 mil para o apoio a participação de professores, alunos e pesquisadores na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O edital, aberto nesta segunda-feira (19), está disponível no site da fundação no endereço www.fapema.br A SBPC, que acontece no campus da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), no período de 22 a 27 de julho, é um dos mais importantes eventos científico da América Latina.
O edital ficará aberto até o dia 16 de Abril. As propostas para financiamento deverão ser encaminhadas por um pesquisador/professor que solicitará o auxílio para alunos ou grupos de alunos do ensino médio ou de graduação. Professores de Ensino médio, pesquisadores e alunos de pós-graduação Stricto sensu poderão solicitar individualmente o auxílio. "Terão prioridade as propostas aprovadas que incluírem maior número de alunos com trabalhos inscritos no evento", explicou a diretora presidente da Fapema, Rosane Nassar Meireles Guerra.
O lançamento do edital é uma dos apoios que o Governo do Estado esta dando a realização da SBPC. O governo também está apoiando obras de melhoria da infraestrutura do campus da Ufma e a realização da SBPC Jovem, evento voltado para estudantes do ensino básico, com atividades que visam despertar o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia. Em dezembro do ano passado, o governo assinou com a universidade convênio no valor de R$ 1,9 milhão para dotar de infraestrutura necessária a Expo T&C, que acontecerá durante a 64ª SBPC.
A expectativa é de quer 20 mil pessoais participem, diariamente, do evento. Este ano a reunião tem como tema "Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza". A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos.

Comentários