Governador em exercício participa de homenagem a reitor do IFMA






O governador em exercício, Washington Luiz de Oliveira, participou, na tarde desta sexta-feira (30), da homenagem do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), ao reitor José Ferreira Costa, que está deixando o cargo. A homenagem aconteceu durante a reunião extraordinária do conselho, realizada na sede da instituição.
Durante seu pronunciamento, o governador em exercício disse que o trabalho do reitor foi muito importante para o processo de expansão do IFMA, que hoje conta com 18 campi e mais quatro deverão ser instalados nos próximos anos.



“O reitor José Ferreira Costa cumpriu toda uma programação e seu trabalho competente nos deixa grandes avanços, os quais serão muito importantes para o nosso Estado neste momento de grandes investimentos”, disse Washington Oliveira.
O vice-governador aproveitou o momento para falar do Programa Maranhão Profissional que tem como meta capacitar 400 mil trabalhadores, destacando que o Ifma tem um papel importante no cumprimento dessa meta. O governador em exercício lembrou que o governo contribuiu também para a expansão do instituto, através de articulações, entendendo a prioridade que tem a educação tecnológica.

“É uma parceria em quer se dar nas ações. O Ifma tem papel preponderante nesse projeto de capacitação de trabalhadores”, observou Washington Oliveira. Segundo ele a parceria é fundamental para que se tenha o que o governo e toda a sociedade deseja: um Maranhão desenvolvido. “Para que isso ocorra é necessário ter a educação como prioridade para o Estado”, completou.  

Trajetória
José Ferreira Costa afirmou que deixa o cargo certo do dever cumprido. “Quero agradecer à maneira cordial de sempre como o governador em exercício vem participar desta homenagem, o que me deixou muito grato e feliz. É uma honra para mim receber o governador em exercício nesta homenagem”, disse. No lugar de José Ferreira assume Valeria Maria Carvalho Martins, que ficará à frente da instituição até que seja concluída o processo de escolha do novo reitor. 
Mestre em Educação, conselheiro do Senai e do Senac do Maranhão e que ocupa a cadeira 27 da Academia Maranhense de Ciências, José Ferreira Costa esteve à frente da instituição durante oito anos. Ao longo de sua gestão muito contribuiu para o seu desenvolvimento, interiorizando as ações institucionais e oportunizando inúmeros encontros de diferentes áreas do saber e na área de gestão, entre outras conquistas. 

Comentários