Governador em exercício prestigia solenidade de comemoração dos 40 anos da Fetaema




O governador em exercício Washington Luiz Oliveira prestigiou, na tarde desta quinta-feira (29), a solenidade comemorativa aos 40 anos de fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema). A cerimônia foi realizada no Centro de Estudo Sindical Rural, no Araçagi.
Washington Luiz, que foi recebido com entusiasmo no evento, parabenizou a entidade pela história construída no Maranhão e disse que não poderia deixar de participar deste importante momento da história da Fetaema.


“É uma história de luta e vitórias ao longo de 40 anos. Não podemos negar a importância da entidade para o processo de democratização no Brasil e na luta pela reforma agrária", disse o governador em exercício, que ainda recebeu a pauta do Grito da Terra, evento sobre o qual prometeu se empenhar este ano.
Também presentes os secretários, Francisco Gomes (Desenvolvimento Social), Claudett Ribeiro (Igualdade Racial), André Campos (Juventude), Catharina Bacelar (Mulher) e José Ribamar Vieira (Gabinete Militar). Coordenada pelo presidente da entidade, Francisco Sales de Oliveira, a solenidade contou ainda com a presença de deputados, sindicalistas, além do arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, e do presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Raimundo Monteiro.
Francisco Sales de Oliveira destacou a difícil trajetória dos trabalhadores rurais e enfatizou as muitas conquistas.  "São muitos anos de luta e muitas conquistas. Mas tudo foi em nome dos homens e das mulheres do campo, que juntos contribuíram para o processo de democratização no Brasil", destacou.

Programação
A Fetaema foi fundada em abril de 1972 e atualmente congrega 1.400 delegacias sindicais. Os presentes à solenidade foram convidados a dar as mãos para simbolizar a união e a confiança do povo, que faz do campo um lugar bom de viver.
A programação em homenagem aos 40 anos da Fetaema inclui a exposição Memória do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no Maranhão, assinada por Roberto Casal. A exposição pôde ser conferida no hall de entrada do Centro de Estudo Sindical Rural. Além da exposição, foi exibido também um vídeo institucional sobre a história dos 40 anos da Fetaema, produzido pelo cineasta Murilo Santos.

Comentários